COMPARTILHAR

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac), em parceria com o Governo Federal, realizou nesta terça-feira (28), o lançamento do Programa Busca Ativa Escolar, uma plataforma gratuita para ajudar o município a combater a exclusão escolar.

Desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM, o Busca Ativa tem a intenção de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Por meio da Busca Ativa Escolar, Guarapari terá dados concretos que possibilitará o planejamento, desenvolvimento e a implementação de políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. “Com o Busca Ativa iremos identificar as crianças e jovens que estão fora da escola. O sucesso da iniciativa depende do trabalho em conjunto de todos os agentes públicos envolvidos e atores sociais engajados”, afirmou a secretária de Educação, Sônia Meriguete.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. “Nossos agentes de saúde terão um papel fundamental neste projeto, são eles que irão coletar estes dados direto na comunidade. Todos receberam treinamento e estão capacitados a realizar este trabalho”, disse a secretária de saúde Alessandra Gaigher.

“Somente através dessa parceria e do trabalho em equipe será possível alcançar nosso objetivo, essas crianças e adolescentes que estão fora da escola também são responsabilidade nossa. Tenho certeza que fazendo este trabalho em rede teremos bons frutos, falou a secretária de trabalho, assistência e cidadania, Shirley Corrêa.

Todo o processo será feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo eletrônico como celular ou computados. Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.

A população também pode ajudar através dos telefones 3361-4806 (Semed) e 3262-9291 (Conselho Tutelar).

Para acessar o formulário do Busca Ativa acesso o link http://www.guarapari.es.gov.br/portal/index.php/busca-ativa-fora-da-escola-nao-pode

 

*Com dados do https://buscaativaescolar.org.br

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA