Parto envolveu mais de 20 profissionais da unidade

Publicado em 11/01/2022 – 11:06

Médicos do Hospital Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da cidade de São Paulo, realizaram um parto raro de quíntuplos, quando a grávida estava com 29 semanas de gestação, praticamente 7 meses.

A cesariana aconteceu ontem (10) e foi transmitida ao vivo para o anfiteatro do hospital para profissionais e estudantes da unidade de saúde. Os cinco bebês – Madalena, Isabel, Helena, Enrico e Ravi – passam bem, mas seguem internados.

A mãe, Yanike dos Santos, de 28 anos de idade, estava internada desde o final de 2021 no hospital para acompanhamento, no espaço Casa da Gestante, que busca reproduzir o ambiente do lar para dar um pouco mais de conforto à grávida. Ela veio da cidade de São Bernardo do Campos

Yanike já era mãe de dois filhos quando engravidou, naturalmente, dos cinco bebês. Quando descobriu a gestação, estava desempregada. Então, fez uma “vaquinha” on-line para arrecadar dinheiro para ajudar nos custos com os pequenos, no ano passado. Conseguiu pouco mais de R$ 12 mil.

Na época, ela descreveu que a gestação de quíntuplos lhe dava “um misto de sensações, emoções e medo”.

O parto envolveu uma equipe com mais de 20 profissionais e acompanhamento na unidade de terapia intensiva neonatal. A decisão pelo parto cirúrgico foi tomada no fim de semana, pela equipe médica, a partir dos exames de monitoramento dos bebês.

Alta complexidade

O Hospital de Vila Nova Cachoeirinha é referência no atendimento de alta complexidade na gestação. Em junho do ano passado, foi realizada na unidade uma cirurgia em um feto, ainda no útero da mãe, para a correção mielomeningocele, uma disrafia espinhal que afeta o fechamento da coluna. Nos bebês que nascem com essa condição, as raízes nervosas ficam alteradas e presas à pele e aos ossos da coluna, prejudicando a inervação dos membros inferiores, intestinos e vias urinárias.

Fonte: Agência Brasil /Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo
Artigo anteriorAnchieta e região │Samarco abre *inscrições para catalogar fornecedores locais • *até o dia 15
Próximo artigoSicoob dá dicas de Educação Financeira
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016