21/05/2021 – 07h48

A atual gestão municipal realizou na última quarta-feira (19), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), uma oficina de elaboração do Planejamento Estratégico (PE) da Prefeitura de Anchieta, para o período 2021-2024. Estiveram presentes os secretários municipais, gerentes e o prefeito Fabrício Petri.

Conforme informações da Secretaria de Desenvolvimento e Integração, no documento foram definidas as prioridades da administração frente aos novos desafios do município, por meio de um cronograma de 100 ações estratégicas. Todo trabalho dessas ações será desenvolvido com base no diálogo com a população, com as organizações sociais, com os empresários e empreendedores locais, líderes religiosos e políticos, servidores públicos, entidades de classe, entre outros.

Para o prefeito Fabrício Petri, uma das principais missões do PE é tornar Anchieta uma cidade economicamente empreendedora, pronta a receber novas tecnologias, mas ao mesmo tempo, ser uma cidade inclusiva, solidária e socialmente coesa. “As ações previstas no plano pretendem mitigar a pobreza e as desigualdades sociais e para isso, a gestão se compromete a governar com responsabilidade, ética, participação popular e visão inovadora, garantindo serviços de qualidade à população anchietense”, destacou o prefeito.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Integração, Paula Louzada, a construção do Planejamento Estratégico teve como base os compromissos assumidos no Programa de Governo; no Programa Socioeconômico Anchieta Criativa e Empreendedora e nas demandas apresentadas pelos moradores na audiência pública on-line do Orçamento 2021.

O trabalho de construção do planejamento estratégico se baseou no modelo de gestão atual e foi dividido em quatro grandes grupos, por sistema estruturante e subdividido em oito eixos estratégicos:Sistema Estruturante Administração Interna e Governança Organizacional, Sistema Estruturante Promoção Empresarial e Desenvolvimento da Economia, Sistema Estruturante Promoção Humana e Desenvolvimento Social e Sistema Estruturante Infraestrutura e Qualidade de Vida.

O Planejamento Estratégico 2021-2024 estrutura as ações de curto prazo e médio prazos que integram o esforço inicial da cidade no alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, conforme explica a servidora Eliane Marconcini.

Os gestores e suas equipes técnicas, juntamente com seu público-alvo, fizeram um diagnóstico da sua área de atuação e definiram as prioridades para o período 2021-2024, frente ao novo cenário de pós-pandemia.

CONFIRA OS SISTEMAS E EIXO ESTRATÉGICOS DO PE:

 Sistema Estruturante Administração Interna e Governança Organizacional: Secretarias de Administração, Fazenda, Gabinete do Prefeito, Procuradoria, Controladoria, Governo

• Eixo Estratégico: Governança Participativa e Inovadora

Sistema Estruturante Promoção Empresarial e Desenvolvimento da Economia: Secretarias de Turismo, Agricultura, Pesca e Integração

• Eixo Estratégico: Emprego, Renda e Empreendedorismo

Sistema Estruturante Promoção Humana e Desenvolvimento Social: Secretarias de Educação, Saúde, Assistência, Meio Ambiente, Esporte e Gerências de Cultura e Segurança

• Eixo Estratégico: Educação Transformadora e Humanizada

• Eixo Estratégico: Saúde e Bem-Estar

• Eixo Estratégico: Desenvolvimento Social e Segurança

• Eixo Estratégico: Identidade Cultural

Sistema Estruturante Infraestrutura e Qualidade de Vida: Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente

· Eixo Estratégico: Infraestrutura e Sustentabilidade

Artigo anteriorBandes │ Projetos de financiamento do Fundo de Proteção ao Emprego já alcançam mais de R$ 130 milhões
Próximo artigoSebrae/SC e UFSC promovem encontro Internacional que discute a importância da inovação na educação
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016