Todo processo terá a participação da sociedade para criação de um plano de gestão integrada da orla marítima do município.

As Inscrições para participar

Foram iniciadas hoje (03) as inscrições para 1ª etapa da Oficina de Planejamento do Projeto Orla de Anchieta. A capacitação ocorrerá entre os dias 14 e 18 de março, das 9h às 17 horas, no auditório do “Céu das Artes”. Para se inscrever basta acessar o link do Projeto Orla, no site do município e preencher o formulário on-line ou presencialmente na Secretaria de Meio Ambiente.

Quem pode participar

Podem participar representantes de associações de moradores; representantes de atividades econômicas (pesca, turismo, comércio, portuária, etc.) técnicos e gestores públicos; representantes de associações locais; rstudantes e professores.

Plano de Gestão Integrada

O município iniciou a elaboração do seu primeiro Plano de Gestão Integrada da orla marítima (PGI), um instrumento de gestão urbana, patrimonial e ambiental, através de um processo participativo, transparente e fundamentado na Política Nacional de Gerenciamento Costeiro e na metodologia do Projeto Orla.

“O Projeto Orla consiste em uma ação inovadora que visa aperfeiçoar o ordenamento dos espaços litorâneos e conta com a participação de diversos atores públicos e privados”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Jéssica Marins.

Participação de técnicos

Todo o processo de elaboração desse instrumento contará também com a participação de técnicos e gestores da Superintendência do Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU/ES) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo (IEMA), que compõem a Coordenação Estadual. A Coordenação Nacional, composta pelo Ministério da Economia, Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Turismo, também acompanhará todo o processo de elaboração e implementação do PGI.

Localização do CEU das Artes

O CEU das Artes fica localizado na Rodovia do Sol, s/n, bairro Guanabara, ao lado do 2ª Cia do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiro Militar do ES.

Contato:

Informações: (28) 3536-1867

Algumas praias do balneário de Anchieta

Unidades Pré-definidas

Foram pré-definidas 08 Unidades de Planejamento mas essas unidades poderão ser alteradas na oficina:

– UP 01 – Trecho de Iriri a Inhaúma

– UP 02 – Trecho de Inhaúma a Quitiba

– UP 03 – Trecho da Ponte Cônego Barros a Ponta dos Castelhanos

– UP 04 – Trecho da Ponta dos Castelhanos a entrada dos Castelhanos

– UP 05 – Trecho de Castelhanos a Guanabara

– UP 06 – Trecho de Guanabara a Parati

– UP 07 – Trecho de Parati a Ubu

– UP 08 – Trecho da Praia do Além até o limite do município.

Artigo anteriorMEC divulga resultado da primeira chamada do Prouni 2022
Próximo artigoGuarapari│PM apreende cocaína, ecstasy, crack, maconha, revólver, balança de precisão e recupera veículo
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016