Editado em 14 09 2021Corrigida em 15 09 2021, às 15e23hs

Na enquete do Hora da Gente, inserida na página de notícias em nosso Portal HGnotícias – www.hgnoticias.com.br -, onde se pergunta sobre o “Desempenho Político – Faça a sua avaliação dos listados abaixo” -, Wendel Lima, presidente da Câmara de Vereadores de Guarapari, está com 50% de aprovação dos internautas, enquanto os demais políticos – presidentes de Câmaras de Vereadores e prefeitos da região sul – estão bem abaixo, numa escala decrescente de 15 a zero %

Logo a seguir vem o prefeito de Guarapari Edson Magalhães com 15%. Já o índice de rejeição a todos os nomes listados chega à casa dos 13%, na pergunta “Na minha opinião nenhum deles” , o que não deixa de ser um percentual até bem alto de descontentes. Fabrício Petri, prefeito de Anchieta, aparece com 10%. O presidente da Câmara de Anchieta, Edson Vando, assim como o prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão, aparecem com 4%. Prefeito e Presidente da Câmara de Itapemirim, Thiago Peçanha e José de Oliveira, respectivamente, estão com 2%. E finalizando, com ZERO %, os prefeitos de Piúma e Marataízes, Paulo Cola e Robertino Batista, assim como os presidentes das Câmaras de Marataízes (Luiz Carlos), de Piúma (José Carlos) e de Presidente Kennedy (Jacimar Marvila).

A votação mostra nitidamente que Wendel Lima tem uma aceitação popular bem maior do que os outros participantes da enquete, o que demonstra que sua atuação como parlamentar vem dando resultados positivos. É de uma só voz de que com ele há uma facilidade de diálogo, um respeito ao cidadão, tem postura de líder e uma equipe que o respeita, e uma tremenda seriedade com o trato público. Ouve as pessoas e sempre se coloca a disposição para ajudá-las a resolver questões triviais do cotidiano.

Quantos aos outros que não alcançaram uma boa votação, é hora de refletir o que anda errado em suas atuações e comportamentos como homens públicos e corrigir as distorções para melhorar esta rejeição. No atual cenário político em que vivemos não cabe mais políticos ditatoriais, perseguidores, desonestos e que viram as costas para a população. Um político, na realidade, tem que ser um verdadeiro representante do povo.

Em relação a Wendel Lima, duas questões básicas que vem sendo observadas pela população de Guarapari, o que também contribui para sua popularidade: Transparência nas ações administrativas da Câmara e o caso do Rotativo. Quanto ao Rotativo, faremos uma matéria em outra oportunidade, quando esmiuçaremos tintim por tintim desse terrível pedágio urbano, que massacra o cidadão guararapariense. Agora, vamos nos ater a questão da transparência na administração pública. .

Recentemente, dia 03 de setembro último passado, a Câmara de Guarapari foi apontada pelo Tribunal de Contas do Estado como a Casa Legislativa mais transparente do Espírito Santo.

Entre os 78 municípios capixabas, a Câmara Municipal de Guarapari conquistou o 1º lugar geral em transparência, um avanço histórico e político, mostrando que é exemplo e um orgulho para o Estado e para o Brasil.

A questão da transparência pública obstinada pelo vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Guarapari, Wendel Lima, vai de encontro com os anseios da população brasileira, que quer políticos mais honestos e dedicados nos serviços públicos. Simples assim: se observarmos a mobilização popular ocorrida no último dia 7 de setembro em todo o Brasil podemos chegar a esta conclusão.

E neste quesito, Wendel Lima superou as expectativas. Tirou a Câmara de Guarapari de seus minguados percentuais de transparência.

Em 2015, o Tribunal de Contas fez uma Auditoria e a Câmara de Guarapari obteve apenas 58,2% de transparência. Em 2017, com Wendel Lima na presidência, este índice evoluiu e a CMG chegou ao 2º lugar no ranking estadual de transparência do TCE-ES, com 87,7%. Em 2021, o salto foi ainda maior e o Tribunal de Contas apontou: a Câmara de Guarapari é 1º lugar em transparência, entre os 78 municípios capixabas, com um índice de 91,24% de transparência.

CÂMARA DE GUARAPARI ALCANÇA MELHOR DESEMPENHO EM TRANSPARÊNCIA DE TODOS OS TEMPOS

Gráfico comparativo

Assista ao vídeo explicativo

Veja abaixo as páginas do Relatório relativos as posições de todas as prefeituras capixabas.

Para uma melhor compreensão: observar que a Prefeitura da Serra, que agora ocupa a 1ª posição , em 2017 ela estava em 8º lugar. Embora a Prefeitura de Guarapari que em 2017 estava em 74º lugar, passou agora para a 65ª posição, e mesmo assim continua bem abaixo do quesito da transparência pública.

Artigo anteriorEconomia • Bitcoin é adotado como moeda legal em El Salvador
Próximo artigoEmpreendedorismo│Samarco participa com dois novos desafios da terceira edição do Findeslab
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016