A Prefeitura de Anchieta, de acordo com o Decreto Estadual 4636-R, publicou na tarde de hoje (20) o Decreto nº 6002/2020, que estabelece novas regras e orientações para escolas, comércios, turistas e a população em geral, como medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). O município se enquadra em Risco Moderado, conforme estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde, portando deverá adotar medidas específicas para conter o avanço da doença.

 Suspensão

Segundo o novo decreto, ficam suspensos eventos de qualquer natureza enquanto durar o estado de emergência na saúde pública. As aulas estão suspensas até 30 de abril, assim como funcionamento de museus, bares, quiosques e o comércio de ambulantes. Também estão suspensos os cultos e celebrações religiosas presenciais até o final do mês, após essa data, sob a responsabilidade dos líderes religiosos, poderá ocorrer obedecendo a diversas recomendações. (confira no decreto)

 Permissão

Já os comércios poderão funcionar permitindo somente a entrada de um cliente por 10m2, sendo obrigatório o uso de máscaras para clientes e funcionários. Também é regra adotar os procedimentos de higienização recomendados pela Vigilância Sanitária. Os comércios e serviços poderão funcionar das 10h às 16h. A critério e conveniência dos proprietários, as farmácias, supermercados, distribuidoras de água e gás de cozinha, padarias, lojas de cuidados animais, postos de gasolinas, empreendimentos de entrega delivery ,entre outros, poderão funcionar sem limitação de horário obedecendo ao decreto Estadual 4632-R.  (confira no decreto as medidas).

Transporte coletivo

O transporte coletivo municipal deve funcionar mediante várias regras, entre elas, uso obrigatório de máscaras para passageiros e motoristas, funcionamento das linhas em escala rotativa com transporte de 50% da capacidade e higienização constante dos veículos.

Feira

A Feira da Agricultura Familiar poderá acontecer seguindo as recomendações sanitárias e não será permitida a presença de feirantes de outras cidades. Não será permitido feirantes com mais de 60 anos e que estejam no grupo de risco, elencado pelo Ministério da Saúde. Também será obrigatório o uso de máscara.

Fluxo Turístico

O município irá instalar barreiras sanitárias nos limites territoriais, controlando o fluxo de turistas e proibindo a entrada de ônibus, vans ou qualquer veículo de turismo por meio de bloqueios em vários pontos. Também fica proibida a permanência individual ou coletiva nas praias. Pelo decreto, fica autorizado às autoridades policiais e sanitárias a abordagem de pessoas no horário entre 21h e 5h, recomendando o retorno para suas residências.                                                                                    A Guarda Municipal, juntamente com a Polícia Militar e os fiscais de posturas do município irão atuar para o cumprimento das medidas. Denúncias podem ser feitas pelo 153 da Guarda Civil Municipal.

Centro de Triagem

A Secretaria Municipal de Anchieta recomenda que toda população use máscaras ao sair de casa e sigam corretamente as regras e recomendações para evitar a proliferação do coronavírus no município.

Um Centro de Triagem foi criado na Vila Olímpica para receber pacientes com sinais e sintomas gripais. No local há atendimento pediátrico e de clínico geral, de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Artigo anteriorCasagrande suspeito de coronavirus
Próximo artigoGuarapari tem dez casos confirmados do novo Coronavírus em nove bairros diferentes
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui