O produto destacado pelas empresas Imetame e Estel durante evento da Findes, em Aracruz, abre oportunidade para empresas capixabas  

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) fomenta o desenvolvimento das indústrias capixabas por meio das Rodadas de Negócios e, com isso, promove vendas entre empresas de diferentes portes e setores. No Norte do ES, oportunidades para fornecedoras de uniformes foram apresentadas pela Imetame e Estel, durante o Dia de +Indústria, que aconteceu nesta quarta-feira (10/8).   

No topo da lista das duas empresas, a demanda principal é o fornecimento de uniformes em tempo ágil. Por enquanto, tanto a Imetame quanto a Estel compram de outros estados.  

Na abertura do Dia de +Indústria, a presidente da Findes, Cris Samorini, destacou o esforço da Federação em dedicar especialistas para atender os municípios nas diferentes demandas locais, além de falar como o evento demonstra o potencial que a indústria tem, e também a capacidade dos municípios em ancorar esse desenvolvimento.  

“Juntos, os municípios da regional Litoral Centro-Norte somam R$ 7 bilhões no PIB. Deste montante, a participação da indústria alcança quase 40%. Sem contar que Aracruz é a segunda regional que mais emprega mão de obra da aprendizagem industrial. Muito nos orgulha ver os resultados de nossos esforços empenhados desde a educação infantil até a técnica dando frutos e impulsionando negócios”, citou. 

Durante a Rodada de Negócios, o gestor da área de Compras e Suprimentos da Imetame, Nilson Marins, mostrou que quase todos os produtos da metalúrgica são fornecidos por outros estados. Mas há interesse em trazer para o Espírito Santo a produção de uniformes.  

“Adquirir equipamentos de segurança e uniformes no Estado é nossa dificuldade. Mas o gargalo maior é por conta do prazo de entrega, pois temos uma demanda que exige agilidade, e sentimos muita falta de fornecedores que nos atenda nesse quesito. Precisamos que as empresas locais se preparem”. 

Outras oportunidades abertas pela Imetame e apresentadas durante o evento são locações de gerador, compressor e guindaste. 

Responsável pelo setor de Oficinas e Suprimentos da Estel, Ronaldo Ferreira, abriu a apresentação da empresa mostrando que há oportunidade futura para empresas fornecedoras de uniformes. Devido à agilidade no fornecimento, o setor também adquiriu de outro Estado.  

“Abriremos licitação para fornecimento de uniformes no próximo ano, uma oportunidade para que as empresas se organizem. Outro ponto é que a Estel tem participado em diversos projetos de papel e celulose, metalurgia, caldeiraria, mineração, óleo e gás e outros. Estamos com um cenário de projetos e eles abrem possibilidades na região”, contou.  

Dia de +Indústria Aracruz 

O Dia de +Indústria em Aracruz contou com ações voltadas para o associativismo e para a geração de negócios para as indústrias da região Norte. Além das rodadas, houve a apresentação de ações desenvolvidas pela Findes em prol do desenvolvimento do Estado, os serviços prestados pela Federação e o lançamento do IEL-ES no município. Atores do Teatro Cultural do Sesi mostraram de forma lúdica a importância do associativismo. 

Alguns produtos que possuem o Selo 100% Capixaba estavam expostos durante o encontro, e kits foram distribuídos aos participantes do evento. Ao todo, 116 indústrias já aderiram ao Selo. São produtos dos setores de alimentos, bebidas, vestuário, vidros, gráfico etc.  

O diretor regional de Aracruz, João Depizzol, parabenizou a presidente da Findes pelo trabalho que ela está desenvolvendo com os municípios do interior. “Esse é um momento muito importante para nossa regional e parabenizo a Cris pelo trabalho que tem feito no interior. Esse momento é especial pois nossa regional tem muito a crescer”.   

O prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho, comemorou em receber o Dia de +Indústria no município. “É com muita satisfação que participamos desse encontro e Aracruz tem muito a celebrar com o desenvolvimento que tem recebido com a instalação de novas indústrias. Muitas mãos fazem uma cidade crescer ainda melhor”, disse.  

Como nas outras regionais que receberam o Dia de +Indústria este ano, Aracruz também conta a partir de agora com a expansão do Instituto Euvaldo Lodi do Espírito Santo (IEL-ES), e a unidade de ensino passa a se chamar “Centro Integrado Sesi Senai IEL”. A região irá contar com um portfólio de cursos presenciais, três deles já estão disponíveis: Soft Skills para Performance em Vendas; Avaliação de Desempenho; e Gestão do Tempo e Produtividade.  

“O IEL-ES atua criando espaços que estimulem pessoas a pensar em desenvolvimento e estratégia. Colocamos as pessoas no centro de tudo, para que elas façam a diferença nas organizações. Dessa forma promovemos uma aproximação desses profissionais com os sindicatos e com as demandas necessárias para que possamos desenvolver produtos pontuais na região”, contou o superintendente do IEL-ES, Alessandro de Castro. 

O Dia de +Indústria ocorreu no Centro Integrado Sesi, Senai e IEL de Aracruz, com o patrocínio do Sebrae e do Sicoob. 

Fonte: Findes (Lorena Zanon)

Artigo anteriorEstágio │IEL-ES abre 106 vagas com salário de até R$ 1.300 
Próximo artigoVergonhoso│Catar desconsidera Israel em formulário da Copa do Mundo
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016