Ibef participa de seminário de negócios com Reino Unido

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (Ibef-ES) participou do Seminário de Comércio Exterior UK-BR, realizado na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) nesta terça (19). O evento, que contou com a participação do Cônsul-Geral do Reino Unido, Anjoum Noorani, reuniu empresários, autoridades, conselhos e sindicatos para tratar da relação comercial entre o Espírito Santo e o Reino Unido.

Segundo o Observatório da Indústria da Findes, em 2021, o Espírito Santo exportou US$ 19,4 milhões para o Reino Unido, tendo café não torrado, mamão, tubos de ferro ou aço para a oleodutos e gasodutos, granito e mármore como os produtos mais comercializados.

Quando o assunto é importação, o Estado nacionalizou R$ 70 milhões em produtos. Entre eles tubos flexíveis de ferro ou aço; estruturas flutuantes; chapas, folhas, tiras, fitas e outras formas de plástico; sucos e extratos de lúpulo; e automóveis de passageiros.

O Ibef-ES foi representado pela conselheira do Conselho de Administração-Gestão Jaluzza Araújo, que destacou o trabalho realizado pelo instituto na promoção de capacitação, incentivo à inovação e desenvolvimento de projetos do setor.

“As apresentações e os debates realizados durante o seminário foram riquíssimos. É evidente o empenho das instituições capixabas para que o ambiente de negócios no Espírito Santo continue sendo referência para o Brasil e para o mundo. Os índices de competitividade e transparência melhoram a cada dia e a inexistência de dívida pública ratifica o excelente trabalho que está sendo realizado. O potencial para parcerias entre o ES e UK é animador, como bem enfatizou o Consul Anjoum, seja para financiamentos de projetos voltados para economia verde, especialmente para a produção de hidrogênio verde, expansão do comércio exterior ou para parcerias educacionais, com intercâmbio de tecnologias e conhecimento”.

Jaluzza destaca ainda que o Estado está preparado para estabelecer novas agendas econômicas baseadas na transparência, sustentabilidade e inovação. “Estes três pilares certamente nos levarão para o próximo degrau de excelência”.

O Seminário de Comércio Exterior UK-BR foi promovido pela Findes, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), Consulado do Reino Unido, Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon), Conselho Federal de Economia (Confecon) e Sindicato do Comércio de Exportação e Importação no Espírito Santo (Sindiex). Também participam do evento representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (Sectides) e Secretaria de Fazenda (Sefaz).

Artigo anteriorCursos│SESI ES abre 305 vagas gratuitas para jovens e adultos
Próximo artigoEsporte│800 atletas da Copa Guri de Futebol em Anchieta
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016