No dia 31 de julho de 2020 o núcleo de Cosmologia da Ufes e o Programa de Pós-Graduação em Cosmologia publicaram a primeira edição da revista “Cadernos de Astronomia“.

Esse periódico aborda temas ligados à Gravitação em uma linguagem acessível, permitindo que o público em geral aprenda um pouco sobre as diversas teorias passadas e presentes para a gravidade.

Já o artigo apresenta o resultado da aplicação de sequências didáticas, alinhadas às habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro da temática de astronomia. Estas sequências foram desenvolvidos durante a execução do plano de trabalho de Iniciação Científica Júnior (alunos de ensino médio) do Observatório Astronômico do IFES-Guarapari (OAIG)

Essa conquista é motivo de muita alegria, uma vez que, os alunos Thalita S. Benincá, Carlos D. S. Mattos e Guilherme L. Schmidt, IFES-Guarapari tiveram um artigo publicado nessa revista.

A revista Cadernos de Astronomia, é voltada tanto para especialistas quanto para o público leigo. O ponto comum é o interesse pela astronomia e ciências correlatas em seus diversos aspectos.  Neste número, uma série de textos aborda, em uma linguagem acessível, o tema Gravitação, desde seus aspectos históricos até as modernas teorias alternativas à teoria da relatividade geral, procurando refletir o dinamismo dos estudos científicos sobre esse assunto. Completam a revista artigos de divulgação científica, discussões e práticas de ensino, pesquisa científica e história da astronomia. Em particular, o artigo “Astrologia e astronomia: os paralelos entre a crença e a ciência” é resultante do trabalho vencedor da Mostra de Astronomia do ES de 2019, e consta também neste número.

Artigo anteriorTRE-ES inicia convocação de mesários e colaboradores para as Eleições 2020
Próximo artigoAgências da Caixa passam a funcionar das 8h às 13h
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016