16/04/2021

A dificuldade no acesso ao transporte público em Anchieta é relatada por moradores do interior e das áreas urbanas. Por isso, durante sessão virtual, em 13 de abril, o vereador Renato Lorencini solicitou à Secretaria Municipal de Infraestrutura informações sobre as medidas adotas para a implantação de um sistema de transporte público municipal, regular, seguro e abrangente para oferecer aos moradores qualidade do serviço.

 “Temos uma concessão precária e o cidadão não tem o serviço de qualidade que merece. Má conservação das conduções, indisponibilidade em vários bairros e horários não cumpridos são reclamações frequentes que recebemos desde o nosso primeiro mandato. ”, ressaltou o vereador. 

A moradora do Bairro Nova Anchieta Girlane Pacheco relembra situações de incerteza nas rotas e as condições precárias de alguns veículos. “Em alguns casos, a gente precisava ficar ligando para alguém conhecido que já estivesse na van para saber se o transporte entraria no bairro. Com pouca gente na van, eles encurtavam o caminho e não faziam todo o trajeto. Em alguns veículos que as portas nem fecham, já presenciei gente tendo que segurar a porta, escorando. Muito perigoso”, afirmou, preocupada.   A moradora completa relatando situações já informadas por outros cidadãos, em relação à subida de idosos no transporte. “Infelizmente também já presenciei o descaso com idosos. Me lembro de uma situação triste. Afirmam que cada veículo só pode levar dois idosos com gratuidade. Uma senhora que tinha consulta na Sede, pagou a passagem para poder pegar a van e não perder o médico”, relembrou Girlane. 

Melhoria do transporte público é Objetivo Global

O vereador reforça que um transporte público de qualidade é direito dos cidadãos e é uma das metas de melhorias universais.

“O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11, traz como uma de suas metas melhorar no Brasil, até 2030, a segurança viária e o acesso à cidade por meio de sistemas de mobilidade urbana mais sustentáveis, inclusivos, eficientes e justos, priorizando o transporte público de massa e o transporte ativo, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, como aquelas com deficiência e com mobilidade reduzida, mulheres, crianças e pessoas idosas”, destacou. 

Por receber queixas diárias e baseado no Plano Municipal de Mobilidade Urbana do Município, Renato fez duas indicações ao Executivo Municipal: 43/2017, onde solicita a implantação do sistema de transporte público nos termos recomendados pelo Plano Municipal; e 227/2019 que pede o reestabelecimento do serviço de transporte que interligava o Vale do Corindiba à sede da cidade. Agora, o requerimento objetiva a saber o andamento das ações para melhoria do Transporte Público na cidade. 

Fonte: Monique Ferbek ( Assessoria do Vereador)

Artigo anteriorCovid-19 │ É hoje, dia 19! Prefeitura de Guarapari abre agendamento para vacinar idosos de 60 a 64 anos
Próximo artigoEspírito Santo │ Governo divulga 51º Mapa de Risco Covid-19
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016