Opinião do Hora da Gente

Em primeira mão devemos parabenizar o prefeito Fabrício Petri pela sua atuação como gestor público do município de Anchieta. Um dos bons e raríssimos exemplos de executivo municipal, não só no Estado do Espírito Santo, mas no Brasil. É inegável! Quanto a isso não se discute, e ponto final!

Voltemos agora para o turismo em pauta. O de Anchieta em fazer parte da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Aqui vai a nossa contribuição. Um alerta e alguns dicas, bem sucintas, para contribuir ou alertar o prefeito Fabrício Petri em conquistar esta posição junto ao Ministério do Turismo (MTur).

A cidade precisa ser mais humanizada, isto no sentido de dar mobilidade aos pedestres, preferencialmente aos portadores de deficiência física. Equacionar os passeios de pedestres – calçada cidadã -, calçar o centro da cidade, onde os pedestres, moradores locais e turistas, possam caminhar tranquilamente no comércio local e nas visitações aos centros culturais. Mas, para isso, é necessário o deslocamento do trânsito de veículos do centro da cidade para uma via na periferia.

Instalar cadeiras de praias especiais para cadeirantes pelas praias do município.

Construir um belo portal de entrada bem chamativo com um busto enorme do Santo Padre Anchieta e uma alusão a colonização italiana.

Um entrada bem florida, estendendo ao longo das rodovias e das ruas da cidade. Flores são atrativos em qualquer lugar do mundo, em especial para os europeus.

Desenvolver projeto para a praia central da cidade, implantando ilhas de areia – e nelas palmeiras – para desviar o curso do rio para a parte mais funda do mar, evitando que a referida praia não seja contaminada pela sujeira do rio, o que dará um upgrade ao comércio e mais opção de lazer aos turistas que visitam Anchieta.

Duplicar as avenidas de acesso às praias, dando maior mobilidade aos turistas e aos anchietenses.

Segurança – Uma das maiores preocupações dos turistas estão centradas na questão, além da segurança pública, a culinária, a recepção, a hotelaria e a higiene. Nesse sentido é interessante ampliar ao máximo as luminárias pelas ruas para clarear a cidade, assim como a instalação de câmeras, gravadores e software de ponta para monitorar ruas, avenidas e diversos locais públicos da região. E, também, instalar guaritas de segurança nas entradas da cidade, todas equipadas, o que dá um poder de segurança aos turistas que visitam a cidade.

Fazer intercâmbios com escolas e universidades internacionais e nacionais envolvendo estudantes e mestres no projeto.

E, para finalizar, executar um plano de marketing na divulgação do município fora do estado, mostrando além de suas belezas naturais, riquezas culturais e religiosa, a segurança pública e atenção especial para com os deficientes físicos, excepcionais e idosos.

Turismo regional de repercussão internacional- Desenvolver projeto turístico integralizado de Guarapari a Presidente Kennedy – incluindo aí Anchieta, Itapemirim e Marataízes -, agregando os municípios das montanhas como Alfredo Chaves, Iconha e Vargem Alta. No projeto precisa estar inserido os governos estadual, federal e os municípios evolvidos. Esse, talvez, seja o projeto mais audacioso, o que dará um grande impulso ao turismo não só de Anchieta, mas de toda região.

Daí, um grande salto para conquistar outras importantes pontuações turísticas no Ministério do Turismo e no trading turístico internacional.

O Município já conquistou a primeira fase junto a outros 42 no Brasil.

FESTIVAL DA MOQUECA CAPIXABA

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou ontem (09) a lista com municípios habilitados a fazerem parte da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Dos 42 municípios habilitados no país, Anchieta foi um dos classificados e está entre os seis do Espírito Santo. O objetivo da iniciativa é oferecer aos selecionados consultoria para realizar diagnóstico e auxiliar na construção de um plano de transformação, bem como apoiar no planejamento de um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes.

Conforme o Ministério do Turismo (Mtur), a divulgação final da primeira etapa ocorrerá no dia 17 de maio, momento em que será iniciada a fase de análise dos documentos classificatórios. Os destinos classificados serão anunciados preliminarmente no dia 26 de maio e o resultado final do edital, com o anúncio dos dez classificados, será realizado no dia 7 de junho de 2023.

O Mtur informa que o DTI é uma ação que transformará realidades, conferindo mais competitividade aos destinos por meio do fortalecimento de eixos estruturantes que se relacionam com o turismo, como acessibilidade, sustentabilidade e inovação.

Para o prefeito Fabrício Petri, a novidade irá possibilitar Anchieta avançar ainda mais no segmento, fomentando os atrativos turísticos, incluindo o Santuário Nacional de Anchieta. “É mais uma oportunidade de podermos avançar, aprimorar no setor turístico e mostrar nossos atrativos, a fim de atrair turistas o ano todo, fomentando emprego e renda no município”, almeja.

As cidades que integrarão o projeto que visa transformá-las em DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor. Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um. O trabalho desenvolvido segue nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade.

Para participar da estratégia, os municípios deveriam estar nas categorias A e B do Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, do Programa de Regionalização do Turismo. Além disso, deveriam ser entregues cinco documentos obrigatórios para a sua habilitação, sendo eles: formulário de inscrição no projeto “Estratégia Nacional DTI Brasil”; planejamento Estratégico de Turismo do Órgão Gestor; carta de compromisso assinada pelo prefeito do município inscrito como proponente, com estabelecimento do órgão gestor; relação das organizações que prestam serviços turísticos existentes no município cadastradas no Cadastur, bem como quaisquer instituições relevantes para o sistema de gestão do DTI (Matriz de Partes Interessadas); e documento que determine geograficamente o território de atuação do DTI (ex.: bairro(s), centro histórico, distrito, município completo).

RECONHECIMENTO – Os destinos selecionados receberão o certificado de “DTI em Transformação”, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação. Portanto, o município precisa estar ciente de que somente se comprometendo a executar as ações estipuladas é que poderá ser reconhecido como um Destino Turístico Inteligente.

ETAPAS – Após a habilitação, a estratégia se dividirá em dois ciclos: o primeiro realizará um diagnóstico e um planejamento, onde é conhecida a situação em que a cidade se encontra, sendo o ponto de partida para o desenho de um Plano de Transformação que vai apoiar o município a transformar-se, de fato, em um destino turístico inteligente.

A segunda etapa será a execução das ações contidas no Plano para que o município consiga o Selo DTI Brasil, que pode ser obtido após o destino passar por uma auditoria realizada por técnicos do Ministério do Turismo junto a um ou mais representantes do Instituto Ciudades del Futuro – parceiro do MTur nesta iniciativa. A partir daí, a cidade entra em um processo de melhoria contínua, ampliando sua capacidade de enfrentar novos desafios sociais, políticos, tecnológicos e econômicos.

O que é um Destino Turístico Inteligente

Um Destino Turístico Inteligente é aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas. Além disso, para fazer parte dos Destinos Inteligentes o município precisa se esforçar em resolver problemas de áreas como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, de forma inovadora e com o uso de tecnologias.

Artigo anteriorGuarapari│Apreensões de drogas, arma e motos roubadas
Próximo artigoEstágio•50 vagas para menor aprendiz e 17 para estágio/ES 
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016