Agora é oficial: Anchieta é a capital estadual da moqueca capixaba e dos frutos do mar. Foi sancionado dia 07 último pelo governador Renato Casagrande a Lei 11.418/2021, que dá ao município esse título. A proposta veio da Assembleia Legislativa por meio do Projeto de Lei (PL) nº 594/2021, do deputado Marcelo Santos. A lei foi publicada no Diário oficial do Estado (DIO-ES) no dia seguinte, dia 08.

Os empreendedores de Anchieta, principalmente os que possuem restaurantes, bares e quiosques, receberam a notícia com grande entusiasmo. O renomado chef Gilson Surrage, que possui um empreendimento em Iriri, disse que o título é de grande importância para o município e para os empreendedores. “Anchieta, em especial Iriri, é protagonista no turismo de evento gastronômico. Esse reconhecimento é merecido, pois assinamos um dos maiores eventos gastronômicos do Estado”, comemora.

O prefeito Fabrício Petri também ficou muito feliz com a notícia. “Estou feliz em ver que todo esforço dos empreendedores do município, em especial de Castelhanos e Iriri, está sendo reconhecido. Esse título trará mais destaque para a cidade de Anchieta. Aproveito para parabenizar os empreendedores”, disse.

Segundo o parlamentar, autor da proposta que virou lei, a cidade do litoral Sul do Estado merece esse título porque na Praia dos Castelhanos se realiza um festival dedicado exclusivamente à moqueca, durante o mês de setembro e em Iriri, todo mês de outubro, é realizado o Festival Capixaba de Frutos do Mar, que este ano está na 23º edição.

Além dos quiosques, moquecarias e restaurantes de Castelhanos e Iriri, outros balneários do município servem a famosa moqueca capixaba e pratos que levam frutos do mar, agregando ainda o preparo artesanal e o tempero local.

Artigo anteriorTecnologia usa plantas para reutilização de água em tanques de peixes
Próximo artigoEdital de Licenças Ambientais – LAS
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016