Com dados criptografados, a assinatura digital garante a segurança do processo e tem validade legal.

Publicado em 09/07/2021 – 13h13

Com a digitalização de processos, cada vez mais os métodos tradicionais de assinatura e autenticação de documentos são substituídos por inovações tecnológicas, como as assinaturas digitais. No Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a adoção desta facilidade e conveniência permite que clientes de suas linhas de financiamento ganhem agilidade e eficiência na obtenção dos financiamentos.

Nos processos de contratação da linha do Fundo de Proteção ao Emprego, o banco vai, a partir deste mês, dar preferência ao processo de assinatura eletrônica para contratos com clientes. A expectativa é a adoção da tecnologia em todas as etapas de contratação nos próximos meses. “Inicialmente, vamos adotar esse mecanismo para os contratos do Fundo de Proteção ao Emprego. Ainda é facultativo, mas estamos dando preferência a que os clientes nos mandem a documentação assinada eletronicamente. Em um momento futuro, adotaremos esse procedimento para todas as linhas do banco, eliminando as assinaturas convencionais”, destaca do diretor de Negócios, Marcos Kneip Navarro.

A assinatura digital é uma tecnologia utilizada para autenticar documentos eletrônicos, como arquivos no formato Portable Document Format (pdf), ou seja, Formato de Documento Portátil, por exemplo. Essa assinatura utiliza as chaves criptográficas de um certificado digital para identificar os signatários, proteger as informações e conferir validade jurídica. O principal objetivo é o ganho em agilidade dos processos, por permitir autenticar rapidamente um documento com uma marca exclusivamente identificável, que não exija o uso de papel e caneta, além da comodidade, pois os documentos assinados dispensam o reconhecimento de firma em cartório.

“Com o processo de assinatura digital junto ao Bandes, tudo é feito eletronicamente, eliminando o excesso de idas a cartórios, por exemplo. Além disso, para o cliente há economia e desburocratização, porque não é preciso mais pagar as taxas para abrir firma e reconhecer assinaturas, sem contar os custos de deslocamento”, complementa o diretor de Negócios do Bandes.

A assinatura é composta por um certificado digital, emitido por uma certificadora, e por uma chave privada, que será utilizada pelo dono da assinatura para assinar os documentos digitais. A chave atesta eletronicamente que a pessoa ou empresa dona dessa chave assinou o documento digitalmente. Por isso, é uma maneira segura e legal para assinar documentos digitais de qualquer lugar e em qualquer momento.

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br
[email protected]

Fonte: Bandes – Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos

Artigo anteriorVagas para deficientes │ Samarco abre seleção para profissionais com deficiência
Próximo artigoAnvisa alerta para casos de doenças após vacinação contra a covid-19
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016