As orientações são do Sebrae

A pandemia do novo coronavírus vem acelerando um processo de transformação digital que já estava em curso, e muitos empreendedores ainda não sabem como se comportar durante esse momento de grandes mudanças. Para muitos, o fechamento do comércio foi um verdadeiro baque e tem sido difícil pensar em alternativas para a retomada das atividades.

Para boa parte das micro e pequenas empresas, a ação mais imediata tem sido cortar custos, na tentativa de viabilizar uma saída para um momento de tantas dificuldades. No entanto, devemos alertar que a sobrevivência de seu negócio, a médio e longo prazo, demanda medidas mais consistentes, como estar apto a competir no varejo online.

Neste artigo, vamos nos aprofundar nessa discussão, apresentando o novo comportando do consumidor e estratégias para se reinventar durante a pandemia. Acompanhe.

Entenda as mudanças de comportamento do consumidor

A pandemia aqueceu, e muito, o varejo online, de modo que já se fala em um novo comportamento do consumidor. Até mesmo artigos alimentícios, tradicionalmente adquiridos em loja física, passaram a ser comprados massivamente pela internet, devido ao isolamento social, que também trouxe diversas outras necessidades. É como se mais gente tivesse se dado conta de que não precisa sair de casa para fazer compras, já que agora, mais do que nunca, isso pode facilmente ser feito pela internet.

Para se ter ideia do tamanho da transformação, somente até o mês de abril deste ano, o e-commerce no Brasil cresceu 81% , mais que em todo o ano de 2019. Especialistas apontam que a pandemia teria adiantado o processo de transformação digital em alguns anos, sendo que, até mesmo setores resistentes a mudanças tiveram que se adaptar para sobreviver.

Em se tratando de volume de compra, as categorias que obtiveram maior crescimento em relação a abril do ano passado foram:

alimentos e bebidas: +294,8%;

instrumentos musicais: +252,4%;

brinquedos: +241,6%;

eletrônicos: +169,5% e

cama, mesa e banho: +165,9%.

Saiba como se reinventar

Vejamos, agora, quais ações você pode implementar para se reinventar durante a crise.

Comece a vender online o quanto antes

O ponto mais intuitivo a ser observado por qualquer empresa durante a crise é a necessidade de vender online. Como destacamos, empresas de diversos setores vêm disponibilizando seus produtos e serviços em meio digital, e essa parece ser uma tendência também para o período pós-pandemia.

Aposte no serviço de delivery

Assim como vender online, quem ainda não conta com o serviço de delivery precisa se adaptar o quanto antes. Se durante a pandemia os serviços de entrega são uma necessidade, é certo que isso se tornará um hábito para os consumidores, em função da praticidade e comodidade que ele proporciona.

Nas últimas duas grandes datas do varejo, por exemplo, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, vários segmentos, como o de vestuário, que tradicionalmente não contam com delivery, se adaptaram para atender seus clientes.

Algumas marcas, inclusive, enviam peças para as casas das pessoas, que contam com a opção de experimentar e ficar apenas com aquelas que desejarem. As demais são deixadas com o entregador, que retorna com elas para a loja.

Ofereça formas de pagamento digital

Se antes já não podia perder venda por não disponibilizar as principais formas de pagamento para seus clientes, agora isso, definitivamente, não pode acontecer.

Além das formas de pagamento, como crédito, débito, boleto e afins, é preciso se preocupar com suas interfaces. Muitos negócios que não têm um e-commerce trabalham, por exemplo, com links para pagamento, que podem ser enviados por e-mail, WhatsApp ou SMS.

Essa ferramenta funciona apenas em transações avulsas, não sendo possível editar os itens do pedido. Com isso, a configuração deve ser feita seguindo as orientações quanto ao tipo de produto, características e quantidade solicitada pelo cliente.

Invista na experiência do cliente

Você já ouviu falar na cultura do Customer First? O termo significa “cliente em primeiro lugar” e a estratégia, em si, parte do princípio de que as empresas não devem apenas se preocupar em criar demandas, mas, sim, ouvir os clientes e entender o que eles realmente precisam e, a partir disso, orientar suas ações.

Em tempos de pandemia, esse é um conceito que merece sua atenção. Afinal, em momentos de grandes transformações, o sucesso de seu negócio depende, em grande parte, da sua capacidade de entender as necessidades e expectativas de seus clientes.

Falamos hoje sobre o novo comportamento do consumidor, e para continuar acompanhando conteúdos relevantes ao tema, confira também este artigo: “Covid-19 e o novo comportamento do consumidor online.”

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Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016

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