O período de eleições municipais se aproxima e o pré-candidato a prefeitura de Guarapari, Gedson Merizio (PSB), continua com o projeto de lives com o objetivo de escutar quem mais importa: o povo! Na última quinta-feira (20), ele promoveu, através das suas redes sociais oficiais, mais uma live para conversar sobre a Saúde de Guarapari, um dos temas mais discutidos pela sociedade. Com apenas uma UPA na cidade, um hospital que está em construção há 12 anos e falhas na atenção básica, a população pede soluções na saúde e cobra ações efetivas.

Diversos temas foram abordados e um dos mais comentados foi sobre a conclusão e funcionamento do hospital da cidade. Gedson deu a sua palavra que este será um dos principais focos da sua gestão e tem um apoio que vai ajudar muito neste processo. “É primordial ter uma boa relação e também a presença do Governo Estadual do Espírito Santo para a finalização e bom funcionamento do nosso hospital, isso nós temos! Iniciaremos 2021 em reunião com o governador para tratarmos sobre investimentos e ações para o hospital de Guarapari.”

O pré-candidato a prefeitura de Guarapari afirmou também que seu compromisso não é apenas com a conclusão, mas sim com o devido funcionamento e atendimento de qualidade. “Eu me comprometo com a população que o Hospital de Guarapari será concluído e mantido com o devido funcionamento. Sabemos que não é só inaugurar, precisamos ter equipe, equipamentos, gestão, insumos e tudo mais para um atendimento de qualidade para a nossa população. Este é um dos meus compromissos!”

Gedson aproveitou a oportunidade e desmentiu boatos de que era contra a construção do hospital e comentou o que pretende fazer na inauguração do mesmo. “O nosso hospital está em construção há 12 anos e eu faço questão que todos os gestores, que ao longo desse tempo participaram da construção, façam parte da inauguração conosco. Vamos juntos entregar o hospital à população de Guarapari.”

Os profissionais de saúde também precisam de atenção. Mão de obra qualificada e valorizada é o que também fará a diferença no atendimento corpo a corpo com a população. “Precisamos valorizar o nosso quadro de funcionários da saúde. Precisamos oferecer capacitação para o nosso corpo técnico e oferecer um serviço de qualidade e atendimento humanizado para o povo.” Ainda sobre a classe dos trabalhadores da saúde, Gedson exalta a importância do Conselho Municipal de Saúde para contribuir na gestão técnica com ações efetivas de quem vive e entende esta realidade. “Precisamos dar voz aos Conselhos para que eles possam contribuir, serem respeitados, escutados e ajudarem na construção de uma política pública direcionada na área da saúde.”

Durante o bate papo um internauta enviou uma pergunta sobre as filas que a população precisa enfrentar para conseguir marcar consultas ou fazer pedidos de exame. Gedson comentou que se inspira em outras prefeituras e aposta na tecnologia para amenizar este problema. “Hoje temos uma série de aplicativos que você cria para facilitar e eliminar as filas das pessoas e automatizar os agendamentos. Vamos aprender com outras cidades e aplicar novas tecnologias no nosso município.”

Os problemas na saúde também podem ser resolvidos com a qualidade do atendimento primário, no território do cidadão. A finalidade dos PSF’s (Programas da Saúde Familiar) é realizar este primeiro atendimento e fazer o acompanhamento através de agentes de saúde e uma equipe com estrutura de qualidade. “Precisamos fazer investimento humano e técnico nos postos de saúde para a população ser atendida no seu território. Vamos aplicar recursos na atenção básica do nosso município, tirar a distância que há entre a sociedade e o atendimento básico de saúde. Nós vamos de encontro com aqueles que estão necessitando de fato.”

Uma saúde de qualidade interfere diretamente na economia de um município, principalmente quando um dos principais segmentos econômicos é o turismo. Sobre a relação do turismo e a saúde de Guarapari, Merízio afirmou que ”a cidade só é boa para o turista se for excelente para o morador” e conclui que é isso que pretende fazer.

O tema Saúde em Guarapari é muito importante para a cidade e Gedson terá mais uma live com o tema na próxima quinta-feira (27). Ele estará ao vivo, às 20h, nas suas redes sociais com o convidado Mansour Cadais, que faz parte do conselho de saúde do município.

Você pode participar enviando suas perguntas e comentários através do Facebook e Instagram do pré-candidato.

Artigo anteriorGovernador sanciona lei para concursos das polícias Civil e Militar no ES
Próximo artigoFindes participa com o governo federal para reduzir o Custo Brasil
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016