O retorno das atividades da mineradora Samarco no Espírito Santo foi discutido entre o governador Paulo Hartung e o diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, nesta segunda-feira (19). Não há previsão para a retomada, mas Ferreira espera que isso aconteça no primeiro semestre de 2017.

Na reunião, a segurança nas operações da empresa e a construção da ferrovia que vai ligar o estado ao Rio de Janeiro foram os assuntos principais.

A Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, parou de operar em novembro de 2015, após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais. Uma lama de rejeitos atingiu toda a extensão do Rio Doce, e a tragédia foi considerada a maior envolvendo mineradoras do mundo.

A cidade de Anchieta, onde está localizada a mineradora no estado, sofre as consequências econômicas da paralisação das atividades, que também atinge a economia estadual. No estado, a paralisação da mineradora teve influência na queda de 22,6% da produção industrial e também tem participação na diminuição no PIB do primeiro e do segundo trimestre de 2016.

Ainda não há data prevista para o retorno das atividades da Samarco, mas de acordo com Murilo Ferreira, diretor-presidente da Vale, as empresas sócias trabalham para que mineradora volte a operar em 2017. “A ideia é que a Vale possa ceder a sua infraestrutura disponível, perto da Samarco, para que a empresa possa retomar as atividades”, disse.

Outro investimento da Vale para o próximo ano é a construção de uma ferrovia ligando a capital Vitória até a divisa do estado com o Rio de Janeiro. O investimento passa de R$ 1 bilhão de reais.

Segundo o governador Paulo Hartung, o estado espera que o Governo Federal autorize a construção da ferrovia ainda no primeiro semestre do ano que vem.  “O que a gente faz aqui é uma reunião de trabalho com a diretoria da Vale, com dois elementos importantes: a ferrovia, e a questão de discutir uma maneira segura a volta do funcionamento da Samarco”, afirmou.

Fonte: G1
Artigo anteriorAlmir Vieira participa de audiência pública sobre retomada das atividades da mineradora Samarco na cidade de Mariana em Minas Gerais
Próximo artigoSine de Anchieta tem vagas para Guarapari hoje 21
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016