Fevereiro começa com alerta de chuva forte, raios e alagamentos para maior parte do ES

Veja o que aconteceu em Guarapari logo no final desta matéria, mostrando o estrago que fez na cidade ontem, dia 31

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta terça-feira (1), dois avisos de chuvas intensas para a maior parte do Espírito Santo, válidos até a manhã de quarta-feira (2). Mas, apesar dos alertas, não significa que o tempo ficará estável.

O alerta laranja, com grau de severidade classificado como ‘perigo’, compreende a maior parte do Estado e destaca a ocorrência de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h.

Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já os municípios no alerta vermelho, classificado como ‘grande perigo’, podem ter chuva superior a 60 milímetros por hora ou maior que 100 milímetros por dia e ventos superiores a 100 km/h. 

Também nesta classificação, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Municípios do Espírito Santo sob alerta laranja

Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva,
Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina,
Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha

Municípios do Espírito Santo sob alerta vermelho

Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo. Conceição do Castelo, Divino de São, Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante,

VÍDEO | Temporal com chuva de granizo e ventos fortes causa estragos em Guarapari

Uma hamburgueria teve o teto totalmente destruído pela forte chuva; registros de internautas mostram alagamentos e quedas de árvores

Um temporal com chuva de granizo e ventos fortes provocou muitos estragos e alagamentos em Guarapari. O balneário mais famoso do Espírito Santo, que atrai milhares de capixabas e turistas todos os anos, sofreu com a chuva forte no início da tarde desta segunda-feira (31). 

Uma hamburgueria especializada em hambúrgueres gourmets e carnes grelhadas, na Praia do Morro, teve o telhado totalmente destruído. A estrutura metálica desabou e atingiu mesas e cadeiras. Não havia ninguém no local, pois o estabelecimento só funciona à noite.

Registros em redes sociais, além de vídeos e fotos enviados por leitores do Folha Vitória mostram pontos de alagamento no bairro Aeroporto. 

Além disso, houve quedas de árvores que atingiram veículos. Motocicletas estacionadas foram arrastadas pela força da água.

O comércio também foi duramente prejudicado pela chuva intensa. Algumas lojas tiveram prejuízo com destruição de placas, janelas e fachadas. 

Chuva no ES: Defesa Civil em alerta em Guarapari

A Defesa Civil de Guarapari ficou em alerta e atendeu diversas ocorrências durante a chuva que durou cerca de 15 minutos.

Além da queda da estrutura metálica da hamburgueria, árvores, toldos de outros estabelecimentos comerciais e fechamentos de varandas caíram.

Parte da estrutura de um galpão de material de construção na extensão da Avenida Paris, no sentido bairros Tartaruga e Jabaraí, também foi atingida. Em todos as ocorrências foram constatados, apenas danos materiais. 

Em caso de emergência, a população deve ligar para os telefones: (27) 9 8896-6125 e o (27) 3261-3742.

Fonte: Folha Vitória

Artigo anteriorGuarapari │ Itapebussu, nesta madrugada • PM apreende arma, réplica de pistola e drogas
Próximo artigoAnchieta – Prefeito Fabrício Petri visita e inspeciona obras no município
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016