A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Governo Federal, realiza nesta terça-feira (28), às 9h, o lançamento do Programa Busca Ativa Escolar, uma plataforma gratuita para ajudar o município a combater a exclusão escolar.

Desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM, o busca ativa tem a intenção de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Por meio da Busca Ativa Escolar, Guarapari terá dados concretos que possibilitará o planejamento, desenvolvimento e a implementação de políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.

Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.

Para acessar o formulário do Busca Ativa acesso o link https://www.guarapari.es.gov.br/portal/index.php/busca-ativa-fora-da-escola-nao-pode

*Com dados do https://buscaativaescolar.org.br

Artigo anteriorFÓRUM DE DESENVOLVIMENTO
Próximo artigoAlunos são condecorados durante reunião de diretores escolares
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui