A denúncia foi feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania que emitiu Nota à Imprensa relatando as irregularidades cometidas pela administração anterior em relação a distribuição de cestas básicas no município. Na nota, consta ainda, a ausência de processos administrativos, depósito vazio de cestas básicas, atrasos nas entregas e famílias em situação de vulnerabilidade social que não estavam sendo assistidas.
Diante da constatação de tantas irregularidades, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania tomou todas as medidas cabíveis para regularizar o procedimento da entrega das cestas básicas.
Veja abaixo, na íntegra, a Nota à Imprensa e na questão do recadastramento e a nova listagem das famílias a serem beneficiadas
NOTA À IMPRENSA
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, no dia 04 de abril de 2022, ao tomar conhecimento em específico do Departamento da Cesta Básica, deparou-se com a ausência de processos administrativos, bem como, lista e documentos de beneficiários da cesta básica, havendo dificuldade e morosidade na regularização das entregas.
Também nesta data não havia nenhuma cesta básica no depósito da Secretaria, onde se constatou que as entregas já estavam atrasadas, visto que a gestão anterior não estava assistindo as famílias em situação de vulnerabilidade social.
Ao tomar conhecimento da situação, a secretaria iniciou a recuperação dos arquivos da lista dos beneficiários, bem como, a aquisição de cesta básicas para honrar as famílias em situação e vulnerabilidade social do Município de Itapemirim, dando acesso a todos os serviços socioassistenciais. As entregas dos benefícios eventuais de cesta básica iniciaram nesta última quinta-feira (14) na localidade da Graúna.
Quanto ao recadastramento, o mesmo é feito no CRAS, onde são verificados os critérios estabelecidos pelo governo federal.
Nova Listagem
A nova lista dos requerentes (deferidos e indeferidos) será publicada na próxima segunda-feira.