O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou nesta manhã de quinta-feira (31) o mandato do prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha (Republicanos) e seu vice Newton Santo por decisão unanime pela rejeição de provimentos dos recursos especiais apreciados na corte.

Entenda

O julgamento dos embargos rejeitados pela Corte do TRE-ES em primeira e segunda instância já havia confirmado a cassação dos mandatos e do diploma de prefeito e vice, e da Ação de Reclamação negada pelo STF no mesmo dia da decisão do TRE. Cabia ainda uma decisão em terceira e última instância que foi julgada nesta manhã em sessão realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Quem assume o Executivo até as novas eleições

Zé Lima (PDT), atual Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, deve assumir a Prefeitura de Itapemirim por tempo determinado pela justiça, assim que o prefeito cassado Thiago Peçanha (Republicano) receber a notificação.

Haverá novas eleições no município com data ainda a ser defina. Mesmo ocupando o cargo de prefeito interino, Zé Lima continua no comando da Câmara de Vereadores e caso queira optar por disputar as novas eleições ao cargo de prefeito deverá renunciar ao cargo de vereador.

Quem é Zé Lima?

Casado, Servidor Público Municipal, nascido em 1967, natural de Itapemirim, José de Oliveira Lima, o Zé Lima, como é conhecido, é muito atuante com as comunidades do interior. Destacou-se no cenário político quando conquistou 3.067 votos na disputa para deputado estadual nas eleições de 2018 pelo PCdoB. Em 2016, também pelo mesmo partido, Zé concorreu às eleições como candidato a vereador obtendo 562 votos e por pouco não conquistou a uma vaga no legislativo municipal.

Nas últimas eleições de 2020 Zé Lima, agora no PDT, garantiu uma vaga na Câmara de Vereadores quando obteve 860 votos nas urnas. O PDT conquistou 03 vagas na Câmara e Zé foi o sétimo vereador mais votado. Logo, conquistou a presidência da Câmara, mesmo com 04 vereadores eleitos do mesmo partido do prefeito Thiago Peçanha (Republicanos).

Prefeito emite Nota

O prefeito Thiago Peçanha ao ser informado da decisão do TSE, fez questão de emitirR a seguinte Nota: “ NOTA/PMI – O prefeito Thiago Peçanha Lopes, por meio da Secretaria de Governo, informa que não vai se pronunciar sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral. E esclarece, ainda, que aguardará a notificação oficial para as devidas providências cabíveis”.

Fonte: CapixabaNews ( Fabiano Peixoto)

Artigo anteriorPlanos de saúde são obrigados a oferecer sites para clientes
Próximo artigoDeputados têm até hoje para trocar de partido sem perder mandato
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016