Itapemirim-Alunos da rede municipal projetam robôs e dão um show de tecnologia(2)Robôs motorizados que funcionam com sensores de presença, de luz, som e acionados por celular são as novas estrelas nas escolas da rede municipal de Itapemirim. As invenções são apresentadas com orgulho pelos estudantes do 6º ao 9º ano que participam de aulas de robótica no contraturno das unidades desde 2015. A iniciativa inédita na rede pública de ensino na Região Sul do Estado faz parte de uma parceria do município com o Programa ZOOM Educação Tecnológica – LEGO, que visa trabalhar a educação pautada na metodologia do “aprender fazendo”, de trabalho e equipe, de planejamento e execução de projetos, o que possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a vida.

Hoje, meninos e meninas com idade de 10 a 15 anos de 10 escolas municipais aprendem a planejar e programar um robô e colocam em prática a criatividade e o espírito de trabalho em equipe na hora de projetar invenções tecnológicas a partir de aulas de robótica. Cada vez mais motivados a aprender e a vencer desafios, os alunos vão participar no município entre os dias 9 e 12 de agosto do I Torneio de Robótica, no Ginásio Municipal Waldir Alves, que irá reunir equipes formadas por estudantes da rede pública de Itapemirim.

Se você acha que a disputa está distante e vai sobrar tempo para a garotada se preparar, está enganado! Os estudantes estão contando os dias para a disputa e diariamente treinam para as provas que vão exigir agilidade, eficiência e precisão na hora de programar os robôs motorizados feitos com peças de LEGO. As equipes deverão ser formadas por três integrantes por invenção e vão disputar as categorias Melhor Pesquisa; Solução Inovadora; Trabalho em Equipe e Missão Robótica. A premiação será um troféu para o primeiro lugar e os demais receberão medalhas de ouro, prata e bronze. As equipes do EJA vão receber um certificado de participação.

Itapemirim- Alunos da rede municipal projetam robôs e dão um show de tecnologia(1)O torneio de robótica integra a programação da I Semana Tecnológica organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Itapemirim. O evento terá também gincanas com turmas do Ensino Fundamental I e II, uma feira com os trabalhos produzidos pelas turmas de Educação Infantil e uma exposição preparada por alunos da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No município, um total de 6.393 alunos participam do Programa de Robótica implementado em 10 escolas da rede municipal, atendendo a alunos da pré-escola ao 9º ano. A iniciativa faz parte do Programa ZOOM Educação Tecnológica que busca contribuir para a formação dos alunos do Ensino Fundamental I e II na compreensão de um mundo que apresenta questões cada vez mais focadas nos avanços tecnológicos. Por meio de desafios tecnológicos que provocam nos alunos a curiosidade, o desejo de descobrir e a vontade de criar orientada por valores e atitudes, o Programa ZET, utiliza os conjuntos da LEGO Education, trabalha os conteúdos de Ciências e Matemática. Vale destacar que os alunos da educação infantil recebem lições de informática dentro da proposta pedagógica para faixa etária e desenvolvem atividades nos laboratórios existentes nas unidades de educação sendo monitorados por professores capacitados.

De maneira criativa, durante as aulas os alunos buscam soluções inovadoras para problemas reais: planejam, projetam, constroem e programam robôs com base em temas trabalhados nas disciplinas. A proposta é despertar o interesse de crianças e adolescentes para as carreiras de engenharia e tecnologia. Durante as aulas, os estudantes utilizam material didático próprio (fascículos e kits) que permanecem nas escolas.

 

Serviço:

I Semana Tecnológica

Atividades: Feira, Exposição e Torneio

Data: 9 a 12 de agosto

Local: Ginásio Municipal Waldir Alves, na sede de Itapemirim

I Torneio de Robótica

Turmas e temas abordados:

Turmas de Ensino Fundamental I – “Acessibilidade no Trânsito”

Turmas de Ensino Fundamental II – “Salinidade dos Rios/invasão do mar no rio”

Turmas do EJA – Exposição “Água- bem precioso que nos falta”

Artigo anteriorAlfredo Chaves: Dia da Família e apresentação do JEPP nesta sexta-feira, 15
Próximo artigoGuarapariense foi selecionado para Seleção Juvenil de Vôlei e foi para Natal
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui