EMPREENDEDORISMO  CULTURAL  –  Cultura Literária

Saudações, caros leitores!

No final de 2018, Luciano Trigo, com uma vasta e diversificada experiência no mundo editorial, analisou as causas da crise e do declínio do mercado brasileiro de livros. Destacou os casos das redes de livrarias Cultura e Saraiva (chegaram a ser responsáveis por 40% das vendas no varejo de livros no Brasil) que fecharam dezenas de lojas, dispensaram funcionários e entraram em processo de recuperação judicial, depois de acumularem dívidas milionárias junto às editoras.  

Para Trigo, o perfil dos empresários do mercado de livros seria um dos principais motivos dessa situação. Conservadores, mantiveram um modelo de gestão de negócios obsoleto e não sustentável. Além de terem se tornado dependentes do poder público, desconectaram-se das demandas dos leitores ao resistirem aos novos produtos culturais oferecidos pelos empreendimentos construídos com as ferramentas da tecnologia da informação (TI).  Produtos que, entre outros atrativos para os consumidores, passaram a substituir o espaço físico pelo virtual. Na opinião de Trigo, esses fatores caracterizam a falência de um modelo do mercado livreiro. 

Menos de dois anos após esse diagnóstico pessimista, Tatiane de Assis chama a atenção para as batalhas que estão sendo travadas para reverter a situação do mercado livreiro brasileiro.  Entre as estratégias utilizadas pelos defensores da literatura, destacam-se as propostas para que a Câmara dos Deputados e o Senado alterem a tributação sobre os livros, em atendimento à mobilização e união da Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional, da Câmara Brasileira dos Livros e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros. Ao lado dessas entidades, batalhadores anônimos e famosos têm incentivado e promovido o hábito da leitura. Quando utilizam a internet para a promoção das suas ações, são conhecidos como influenciadores digitais. Constato que a polêmica campanha do ‘‘fique em casa’’, surgida com a pandemia do Covid-19, possibilitou a proliferação das ‘‘lives’’ dos influenciadores digitais.  

Recentemente, uma nova bússola foi disponibilizada para orientar aqueles que batalham no campo literário brasileiro. Trata-se da pesquisa ‘Retratos da Leitura’, resultado da parceria entre o Instituto Pró-Livro e o Itaú Cultural, onde os interessados encontram informações relevantes sobre o perfil dos leitores brasileiros. 

Finalizo sugerindo que, independentemente da pandemia do Covid-19, os leitores desta coluna incentivem a leitura entre os seus familiares e amigos. Da minha parte, sugiro o livro O pequeno laboratório de Deus, de autoria de Hermínio C. Miranda. É a história de vida de George Washington Carver, um filho de escravos que se tornou um dos mais importantes cientistas do mundo, no campo da Agronomia.

Boa leitura.  

                                             José Roberto dos Santos (31) 999.924.326

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Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016

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