Saudações, caros leitores!

Na coluna de hoje, início uma série de entrevistas que farei quando identificar personagens, atuantes no campo cultural, cujo trabalho eu considerar interessante a divulgação.

Agradeço à Senhora Mesmeris Silva Alves, Secretária de Cultura de Piúma que, gentilmente, concordou em responder as seguintes perguntas:

JR: Onde a senhora nasceu?

MSA: Sou natural de Itapemirim-Frade, no Espírito Santo.

JR: Há quanto tempo reside em Piúma?

MSA: Oito meses, mas o meu filho reside aqui há 15 anos.

JR: Qual foi a sua motivação para aceitar o comando da Secretaria Municipal de Cultura de Piúma, em plena pandemia do Covid-19?

MSA: A vida é feita de desafios. Quando recebi a proposta, percebi não só uma nova oportunidade de aprendizado mas, também, a possibilidade de contribuir para o Município de Piúma. Hora nenhuma tive receio, mesmo sabendo que passaria por momentos difíceis por causa da pandemia.

JR: Diante da situação de pandemia, como a Secretaria de Cultura tem colaborado com a Secretaria da Saúde?

MSA: A Secretaria de Cultura e todas as outras estão disponibilizando os seus servidores para as ações de combate à pandemia. Ações como as de manter o distanciamento e evitar as aglomerações, tanto nas repartições públicas quanto privadas, de instalar as barreiras sanitárias, de trabalhar para a divulgação das informações de prevenção e conscientização da população sobre as medidas importantes de contenção da pandemia no Município de Piúma.

JR: Diante do cenário de pandemia, da aproximação das festas de fim de ano e a chegada do verão, quais as orientações da Secretaria de Cultura para os moradores de Piúma e os turistas que planejam vir para a cidade?

MSA: Estamos nos reunindo para planejar quais as ações a serem tomadas diante desse cenário de pandemia. Jamais poderíamos imaginar tamanha catástrofe epidemiológica. Certamente, não teremos o mesmo calendário de festividades dos anos anteriores. Entretanto, estaremos de braços abertos para receber os turistas, sempre bem vindos ao nosso município, que seguirem os protocolos e o decreto municipal para a contenção da pandemia.

JR: Como a senhora imagina o cenário cultural em Piúma, pós-pandemia?

MSA: De um modo geral, todos os municípios e estados brasileiros enfrentarão um cenário de dificuldades na economia. Os profissionais, impactados pela pandemia, terão de se adaptar à nova realidade. Reinventarem-se para a sobrevivência no mercado pós-pandemia.

JR: Quais as considerações adicionais que a senhora quer levar aos leitores do jornal Hora da Gente?

MSA: Na condição de Secretária da Cultura, sei que os trabalhadores da área cultural estão sendo extremamente afetados porque foi o primeiro setor a ter as atividades paralisadas e, provavelmente, será o último a retornar. Entretanto, devemos manter a esperança de que dias melhores virão, desde que sigamos os protocolos de prevenção contra a pandemia.

JR: Qual a mensagem final que a senhora deixa para os agentes culturais de Piúma?

MSA: Tudo que acontece na vida, seja de bom ou de ruim, serve para o nosso crescimento. Tenho a certeza de que daremos a volta por cima de todas essas dificuldades. Precisamos é de ter fé em Deus e a esperança de que dias melhores virão. Sempre lembrar de que a nossa vida é feita de desafios. O momento atual é mais um desafio que estamos enfrentando.

                                                                                                                          José Roberto dos Santos (31-999.924.326)

  • Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo, está com uma nova exposição na internet. Intitulada “Entre folhas e formas: uma viagem ao universo das aráceas”, é acessada pela plataforma Google Arts & Culture.
  • Cine África, uma mostra do cinema africano online e gratuita, está disponibilizada na plataforma Sesc Digital até o próximo 26 de novembro.

Entrevista com a secretária de cultura de Piúma

Artigo anteriorOperação Bezerro de Ouro – PF combate garimpo ilegal em terras indígenas no Pará
Próximo artigoAnchieta – Covid-19: Boletim Epidemiológico Diário
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui