Juventus liquida Figueirense no fim e avança à semi do Catarinense

Time de Jaraguá do Sul goleia por 4 a 1 e espera Brusque ou Joinville

O Juventus é o primeiro classificado às semifinais do Campeonato Catarinense de 2020. Mesmo jogando em Florianópolis, a equipe de Jaraguá do Sul (SC) aplicou 4 a 1 no Figueirense, revertendo a vantagem do rival, conquistada no jogo de ida. O Moleque Travesso, como é conhecido o time grená, aguarda quem se classificar entre Brusque e Joinville, que se encaram nesta quinta-feira (30), às 18h (de Brasília), em Brusque (SC). Na partida de ida, em Joinville (SC), melhor para os visitantes: 1 a 0.

A partida no estádio Orlando Scarpelli marcou a volta do Estadual após três semanas. O torneio foi suspenso, inicialmente por 14 dias, devido a explosão de casos do novo coronavírus (covid-19) na Chapecoense, um dos times envolvidos no mata-mata. A previsão da Federação Catarinense de Futebol (FCF) era retomar os jogos na terça-feira (28), mas na última sexta-feira (24) um decreto do Governo de Santa Catarina prorrogou o impedimento a eventos esportivos até 7 de agosto. Na segunda-feira (27), porém, o governo liberou o reinício da competição.

Em desvantagem no confronto, já que havia perdido em casa por 2 a 1, o Juventus tomou a iniciativa e saiu na frente no primeiro tempo, com o atacante Giovane Itinga. Logo no começo do segundo tempo, o volante Allan ampliou, colocando o time de Jaraguá à frente no placar agregado.

O zagueiro Alemão, após cobrança de escanteio, diminuiu para o Figueirense. O gol levava decisão para os pênaltis até os 41 minutos da etapa final, quando o meia Marlon balançou as redes, marcando o terceiro do Juventus. Nos acréscimos, Marlon fechou a goleada, assegurando a classificação do time grená e a eliminação da equipe de Florianópolis, que só volta a jogar em 8 de agosto, pela Série B do Campeonato Brasileiro, contra o Operário, de Ponta Grossa (PR).

Time de Jaraguá do Sul goleia por 4 a 1 e espera Brusque ou Joinville na próxima fase da competição.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Palmeiras bate Santo André e vai à semi do Paulista

O jogador Marcos Rocha, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do EC Santo André, durante partida válida pela quarta de final, do Campeonato Paulista, Série A1, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)

Cabeçada de Felipe Melo abriu caminho para vitória suada por 2 a 0

Uma cabeçada do volante Felipe Melo, nos minutos finais do segundo tempo, abriu o caminho. E um chute oportunista do lateral Marcos Rocha, nos acréscimos, decidiu a fatura. Nesta quarta-feira (29), o Palmeiras sofreu, mas derrotou o Santo André por 2 a 0 no Allianz Parque, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, e se manteve na briga pelo título estadual, que não conquista desde 2008.

O Verdão volta a jogar neste domingo (2), pelas semifinais, mas depende dos jogos de quinta-feira (30) para saber contra quem e a que horas atuará. Se for dono da melhor campanha entre os classificados, o Alviverde retorna a campo às 16h (de Brasília). Se for o segundo de maior pontuação (o que só acontece se o Red Bull Bragantino bater o Corinthians no tempo normal), disputará vaga na final às 19h (de Brasília).

Fora da briga pelo título, o Santo André torce para que o Bragantino siga adiante no Paulistão nesta quinta. Caso ocorra, o Ramalhão fica com vaga direta nas semifinais do Torneio do Interior, campeonato que garante ao campeão um lugar na próxima Copa do Brasil e que receberá a equipe de melhor campanha (exceto as grandes) entre as eliminadas nas quartas de final do Estadual.

Apesar de ter a posse da bola em 70% da primeira etapa, o Palmeiras mostrou dificuldades para furar as duas linhas de quatro jogadores que o Santo André postou na frente da grande área. O Ramalhão, inclusive, foi para o intervalo com mais finalizações que o rival (oito contra seis), sendo mais perigoso nos contra-ataques que a equipe da casa.

Na única troca de passes alviverde que funcionou nos 45 minutos iniciais, o volante Gabriel Menino deixou William na cara do gol, aos 26 minutos, mas o atacante perdeu a bola quando tentou driblar o goleiro Ivan. A resposta do time do ABC veio com Branquinho. Aos 43, o atacante ganhou a disputa de corpo com Felipe Melo, invadiu a área e bateu, parando no goleiro Weverton.

Na etapa final, o Palmeiras reduziu os espaços para contra-ataque do Santo André, mas continuou pecando pela falta de criatividade à frente. A bola parada, porém, salvou o Verdão no fim da partida. Aos 42 minutos, após cobrança de escanteio, Felipe Melo escorou de cabeça e a bola desviou no zagueiro Rodrigo antes de parar na rede andreense.

O gol tranquilizou os jogadores alviverdes e obrigou o Ramalhão a se lançar com tudo ao ataque. O Palmeiras aproveitou. Aos 48 minutos, Marcos Rocha aproveitou rebote de Ivan na pequena área e liquidou a partida.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Santa Cruz triunfa nos pênaltis para chegar à decisão

Vaga na final do Pernambucano veio sobre o Náutico

O Santa Cruz se tornou o primeiro finalista do Campeonato Pernambucano após derrotar o Náutico por 7 a 6 na disputa de pênaltis em jogo disputado na noite desta quarta (29) na Arena Pernambuco. Nos 90 minutos a partida terminou em empate de 0 a 0.

Na disputa de pênaltis o Santa Cruz contou com o brilho do goleiro Maycon, que defendeu duas cobranças, para garantir a classificação e a festa.

O adversário do Santa Cruz na grande decisão do Campeonato Pernambucano sai na próxima quinta, quando Salgueiro e Afogados se enfrentam no Cornélio de Barros a partir das 19h30 (horário de Brasília).

Luta contra o rebaixamento

Quem conseguiu uma vitória importante nesta quarta foi o Sport, que superou o Vitória por 1 a 0 no quadrangular contra o rebaixamento. Em uma partida envolta em confusão, o atacante Marquinhos marcou o único gol da partida aos 33 minutos do segundo tempo.

O Sport volta a jogar pelo quadrangular, no qual é o líder com três pontos, no próximo sábado. O adversário é o Decisão. Basta que o Rubro-Negro vença esta partida para se garantir na série A1 de 2021.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atlético goleia e está na semifinal do Mineiro

BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS / BRASIL 29.07.2020 jogo entre ATLÉTICO x PATROCINENSE no estádio Mineirão pelo Campeonato Mineiro 2020 – Fotos: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético

Cruzeiro vence Caldense, mas dá adeus à competição

Jogando no estádio do Mineirão, o Atlético-MG goleou o Patrocinense, nesta quarta (29), por 4 a 0 pela 11ª rodada do Campeonato Mineiro, e garantiu a ida para as semifinais da competição. Já seu arquirrival Cruzeiro acabou eliminado, mesmo com a vitória de 1 a 0 sobre a Caldense.

Galo classificado

O Atlético não teve dificuldades diante do Patrocinense, e precisou apenas dos 45 minutos iniciais para construir o placar de 4 a 0 que lhe garantiu o triunfo e a classificação. Os gols saíram dos pés do meia Nathan, do lateral Guilherme Arana, do atacante Savarino e de Pedro Rosa, mas este contra.

O adversário do Galo na próxima fase será o América-MG, que bateu a URT por 3 a 0, graças a gols de Diego Ferreira, Rickson e Vitão.

Raposa eliminada

Quem se despediu do Mineiro na noite desta quarta foi o Cruzeiro, que, mesmo vencendo a Caldense por 1 a 0 (gol de Régis), terminou a primeira fase da competição na quinta posição, fora da zona de classificação.

A quarta posição ficou justamente com a Veterana, que medirá forças com a Tombense nas semifinais. Nesta quarta, o Gavião derrotou o Uberlândia com um gol do artilheiro Rubens.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Copa do Nordeste: Bahia supera Confiança e está na grande final

Meia Daniel saiu do banco para garantir vitória do Tricolor

Jogando no estádio Pituaçu, o Bahia derrotou o Confiança por 1 a 0 na noite desta quarta (29) e garantiu a classificação para a grande decisão da Copa do Nordeste, onde enfrentará o Ceará.

Mesmo sendo melhor durante a maior parte da partida, mantendo mais a posse de bola e criando boas jogadas, a equipe baiana não teve vida fácil diante do time de Sergipe, que se fechou na defesa e apostou tudo em uma chance de contra-ataque.

Isto fez com que o jogo ficasse muito amarrado, e só fosse decidido nos últimos minutos, aos 42 minutos do segundo tempo, quando o meia Daniel, que havia entrado no gramado um minuto antes, acertou chute de fora da área para vencer o goleiro Rafael Santos e marcar o gol da vitória e da classificação.

Agora o Bahia enfrenta o Ceará, que superou o Fortaleza nas semifinais, na final da Copa do Nordeste em dois jogos no estádio do Pituaçu, em Salvador (Bahia). As partidas decisivas acontecem nos próximos sábado (16h, horário de Brasília) e terça (21h30, horário de Brasília).

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Clássico entre Athletico e Coritiba decide título paranaense em 2020

Final dos maiores campeões do PR se repete pela sétima vez na década

Pela sétima vez nesta década, Athletico e Coritiba decidirão o título do Campeonato Paranaense. Nesta quarta-feira (29) à noite, o Coxa assegurou a vaga ao superar o Cianorte por 2 a 0, enquanto o Furacão, apesar do empate sem gols com o FC Cascavel, fora de casa, classificou-se por ter vencido a partida de ida, na Arena da Baixada, de goleada.

A decisão entre os maiores campeões do estado (Coritiba com 38 títulos, Athletico com 25) será disputada em duas partidas, com datas e horários a serem confirmados pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). A previsão é que os jogos ocorram nos próximos domingo (2) e quarta-feira (5).

Antes de a bola rolar, um torcedor do Coritiba prestou uma homenagem ao jornalista e apresentador Rodrigo Rodrigues, que faleceu na terça-feira (28), aos 45 anos. Ele comprou um espaço entre os bonecos espalhados na arquibancada do estádio Couto Pereira, com a face de torcedores, para colocar o rosto do jornalista.

Apesar da vantagem de ter vencido fora de casa por 3 a 2, o Coxa teve mais iniciativa no primeiro tempo e quase abriu o placar com o atacante Wanderley, que atingiu o travessão aos 37 minutos. Na etapa final, o time alviverde saiu do zero. Aos 11, o atacante Rafinha marcou de cabeça, por cobertura. Já aos 22, o goleiro Bruno, do Cianorte, falhou ao tentar dominar a bola recuada pelo zagueiro Maurício e deixá-la escapar direto para o gol, definindo a classificação do Coritiba.

Mais cedo, em Cascavel (PR), o Athletico não teve problema para segurar o empate contra o time da casa. Beneficiado pela vitória por 5 a 1 no primeiro jogo, o Furacão poupou titulares, como os meias Nikão e Léo Cittadini (que começaram a partida no banco) e o lateral Márcio Azevedo (que sequer foi relacionado), e só levou pressão na etapa final, após a expulsão do lateral rubro-negro Adriano.

O FC Cascavel, que precisava ganhar por, no mínimo, quatro gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis, não aproveitou a superioridade numérica e as chances criadas. Pelo menos, despediu-se do Estadual invicto no estádio Olímpico Regional. A equipe volta a jogar em 19 de setembro, pela Série D do Campeonato Brasileiro, contra a Cabofriense.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Histórico: Mirassol elimina São Paulo e vai às semifinais do Paulista

Clube do interior perdeu 18 atletas durante paralisação do Estadual

O Mirassol fez história no Morumbi. O Leão, como é conhecido, surpreendeu o São Paulo nesta quarta-feira (29) à noite ao vencer por 3 a 2 e se classificar pela primeira vez às semifinais do Campeonato Paulista. O feito impressiona ainda mais pelo fato de o time do interior ter perdido 18 jogadores durante os quatro meses de paralisação do Estadual devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), e ter o elenco recheado com jogadores formados na base.

Após a classificação histórica, o Mirassol aguarda a sequência das quartas de final para saber quem enfrentará. O Leão volta a campo no domingo (2), podendo jogar às 16h (duelo da melhor e da pior campanha entre os semifinalistas) ou às 19h (partida entre segunda e terceira melhores campanhas) no horário de Brasília. Já o Tricolor retorna aos gramados em 9 de agosto, às 16h (de Brasília), contra o Goiás, fora de casa, na estreia do Campeonato Brasileiro da Série A.

Na primeira meia hora de jogo, o Mirassol deu aula de eficiência. O time do interior precisou de apenas duas chances, em meio à pressão tricolor, para abrir 2 a 0. Aos 18 minutos, a zaga do São Paulo parou, e o centroavante Zé Roberto escorou para as redes de cabeça. Já aos 31, o atacante Juninho puxou contra-ataque pela direita e cruzou rasteiro para Zé Roberto, que apareceu na pequena área, às costas do lateral Juanfran, para ampliar.

A equipe do Morumbi mostrou que aprendeu com o adversário. Cinco minutos após o segundo gol do Mirassol, o São Paulo já tinha chegado ao empate. Aos 35, o meia Vitor Bueno cruzou pelo alto e o centroavante Pablo, na segunda tentativa, balançou as redes. No ataque seguinte, Pablo ajeitou de cabeça, após bola alçada pelo volante Tchê Tchê, e Vitor Bueno deixou tudo igual.

A pressão tricolor continuou no segundo tempo, com o time da casa beirando os 70% de posse de bola e acertando o travessão aos nove minutos, com o meia Igor Gomes. Com 34 minutos, o São Paulo tinha 21 finalizações, contra quatro do rival. Só que, justamente na quarta oportunidade, o Mirassol decidiu o jogo. O goleiro Tiago Volpi e o zagueiro Arboleda se trombaram ao tentar afastar bola cruzada, e o lateral Daniel Borges aproveitou para definir a classificação histórica do Leão.

Troféu do Interior

Inter de Limeira, Botafogo de Ribeirão Preto e Guarani estão classificados para a sequência do Troféu do Interior, que reúne os times de melhor campanha que não se classificaram ao mata-mata do Paulistão. A equipe (fora as quatro grandes) com melhor desempenho entre as eliminadas nas quartas de final entrará direto na semifinal do torneio. O campeão ganha vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

A equipe de Limeira visitou a Ferroviária em Araraquara (SP) e venceu por 2 a 0, gols dos meias Tony (contra) e Murilo Rangel. Foi o mesmo placar da vitória do Botafogo sobre o Novorizontino, que mandou a partida no Canindé, em São Paulo, já que a cidade de Novo Horizonte (SP) está impedida de receber jogos de futebol, segundo determinação do governo estadual, devido à pandemia. Os atacantes Rafinha e Wellington Tanque marcaram para o time de Ribeirão Preto.

Também sem poder sediar partidas em Campinas (SP) por conta da pandemia, o Guarani enfrentou o Ituano em Osasco (SP). O atacante Waguininho colocou o Bugre na frente, mas Gabriel Barros, também atacante, deixou tudo igual. Nos pênaltis, após 30 cobranças, o time campineiro venceu por 11 a 10 e se classificou. As datas e horários dos próximos jogos pelo Troféu do Interior serão anunciados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Agência Brasil

Artigo anteriorBanco Central anuncia lançamento da nota de R$ 200
Próximo artigoES – Tribunal de Justiça retoma atividades presenciais no próximo dia 10
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui