Elas se mobilizam visando as próximas eleições municipais. E tem mais: são decididas e querem mostrar a força da mulher na mudança política de Guarapari

Pela primeira vez na história de Guarapari as mulheres assumem o protagonismo político no município e constituem a diretoria do PROS-Partido Republicano de Ordem Social – composto por 80% delas.

A presidente do partido, Diana Márgara Raidan Chácara, que é mãe de três filhos, professora, pedagoga, e foi secretária Municipal da Saúde, Assistência Social e Educação, lembra que a mulher vem ocupando posições de destaque no cenário mundial, brasileiro e agora em Guarapari.

“Entendemos que os direitos sociais das mulheres precisam ser reconhecidos em todos os âmbitos da sociedade, com sua participação efetiva, apesar de que na política não somos valorizadas e enfrentamos uma discriminação disfarçada. E nossa representatividade é muito pequena a nível nacional e não diferente em nossa cidade. Nós mulheres já conquistamos muitos espaços e grandes avanços. Mas ainda precisamos avançar mais, a fim de garantir a presença da mulher nos debates, nas mudanças sociais e nas formulações de políticas públicas. A verdadeira mulher tem por obrigação mostrar seu poder, conhecimento, posicionamento, opinião e, com sua sensibilidade, lutar em defesa dos direitos constitucionais na sua integralidade e promover as transformações exigidas pela sociedade moderna”, afirma Diana.

Atualmente o colégio eleitoral de Guarapari possui 92.248 eleitores e, desses, 48.117 são mulheres, confirmando que elas são a maioria no município e com direito a uma participação política mais equilibrada na sociedade guarapariense.

Historicamente, não há como negar, que a mulher sempre teve uma importância fundamental na construção de uma democracia plena, representativa e igualitária. “Estamos prontas para contribuir com essa transformação e renovação da nossa cidade. Informamos, ainda, que o PROS GUARAPARI apoiará como nossa pré-candidata a prefeita Maria Helena Netto”, anunciou

O partido já conta com 4 pré-candidatas a vereadoras:

Jailza Rodrigues da Silva, nascida e criada em Guarapari, é profissional da educação há 34 anos, graduada em Geografia e Pedagogia e professora e coordenadora no Estado. No momento atua como pedagoga no município. Além de conhecer de perto os problemas e anseios da comunidade escolar e do município, Jailza é, com certeza, uma renovação na política local, que irá contribuir muito para que o município de Guarapari seja próspero e pautado no trabalho, confiança e transparência.

Rose Mezabarba, apesar de ser nascida em Alegre/ES, é moradora da cidade de Guarapari há mais de 20 anos, no bairro São Gabriel, o que não deixa de ser uma cidadã guarapariense. Ela é formada em pedagogia, já trabalhou em condomínios há mais de 14 anos e atualmente é vendedora de consórcios. O seu desejo é que as mulheres sejam verdadeiramente representadas tendo a devida atenção e respeito que merecem em nossa cidade.

Sheila Bourguignon é natural de Guarapari, uma das sete filhas do Senhor. Olívio Bourguignon e da Sra. Idenir de Souza. Sheila é casada com Jonaelli Danielli, tem 3 lindos filhos: Bárbara Lucas e Betina; e é avó do Henrique, seu netinho, a quem trata com muito carinho. Ela também é atuante na área da saúde como Enfermeira há 23 anos, lutando sempre por uma saúde e assistência de qualidade. Almeja que Guarapari seja de fato “Cidade Saúde”.

Simone Almeida Santos, mostra a sua verdadeira identidade de mulher guerreira. Ela é chefe de família e tem 05 filhos maravilhosos. É micro empreendedora na área da Culinária, onde tem se reinventado diariamente para manter a sua casa e a família unida. Simone conhece toda a realidade da cidade e também as suas dificuldades. Ela acredita, e com muita fé, na possibilidade de fazer a diferença na política para melhorar a qualidade de vida da população da Cidade Saúde.

Artigo anteriorGuarapari – Boletim epidemiológico 31/07/2020
Próximo artigoAgora é oficial! Flamengo anuncia a contratação de Domènec Torrent
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016