A repentina alta da temperatura em grande parte do Brasil se repete no Espírito Santo. Aliada à falta de chuvas, a onda de calor já está prejudicando o abastecimento de água em 53 municípios capixabas atendidos pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), incluindo Anchieta.

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) divulgou boletim, nesta quinta-feira (16), confirmando a escassez de água no Espírito Santo e relatou que há rios com menos de 25% da vazão de água que tinham há cerca de um mês – uma queda muito rápida.

A Prefeitura de Anchieta fornece água gratuitamente para os moradores das comunidades do interior de Anchieta, mas lá também já se sente os efeitos da onda de calor, pois está muito baixo o nível do Rio Benevente (onde a Prefeitura de Anchieta capta a água para atender os moradores de Jabaquara e de Limeira). 

Também está muito baixo o nível dos poços artesianos que a prefeitura utiliza para fornecer água para os moradores de Belo Horizonte, Chapada do A, São Mateus, Baixo Pongal, Paieira, Santa Luzia de Monteiro, Arerá, Itapeuna, Serra das Graças e Itaperoroma Baixa. 

A Prefeitura de Anchieta também mantém três caminhões-pipa para fornecer água potável para as comunidades onde não há poços artesianos.

Diante de todo o esforço para manter o fornecimento de água para todos os munícipes, a prefeitura pede que a população economize água, evite desperdícios e que não utilize a água para lavar calçadas, carros e outros.

Texto e Foto: Gilberto Vieira | Gerência de Comunicação Social | E-mail: [email protected]

Artigo anteriorBanco do Brasil pede perdão ao povo negro por papel durante escravidão
Próximo artigoPassos dos Quilombolas: festa em São Mateus vai até domingo (19)
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016