Entre janeiro e agosto, foram abertas mais de 48,5 mil negócios desse porte no estado. Um dos motivos foi a falta de renda gerada pela crise

Abrir o próprio negócio foi a solução encontrada por muitos trabalhadores que perderam a renda durante a pandemia. De acordo com dados do Sebrae, o número de micro e pequenas empresas criadas no Espírito Santo, entre janeiro e agosto deste ano, cresceu cerca de 30% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Durante o período, segundo o Sebrae, foram abertas mais de 48,5 mil negócios desse porte no estado. “Nós estamos entendendo que 30% a mais de empreendedores, de empresas registradas neste ano, principalmente do MEI (microempreendedor individual), veio por conta da pandemia, pelo empreendedorismo por necessidade”, ressaltou o superintendente do Sebrae no Espírito Santo, Pedro Rigo.

Nesta segunda-feira, dia 5 de outubro, é celebrado o dia das micro e pequenas empresas. De acordo com o Sebrae, 99% dos negócios no país se encaixam nessas categorias e são responsáveis por 56% dos empregos no país. No Espírito Santo a situação não é diferente.

E durante a pandemia, a internet se tornou uma aliada ainda mais importante, tanto que aumentou a quantidade de negócios que utilizam a rede para divulgar produtos e serviços. Segundo o Sebrae, a proporção de empresas que utilizam a internet para esse fim passou de 42% para 61% em maio. Atualmente, esse índice está em 72%.

Segundo Pedro Rigo, a procura por orientação sobre como utilizar a internet e como gerir um negócio aumentou bastante nos últimos meses. Nesse período, de acordo com o superintendente, o Sebrae passou a oferecer oficinas e cursos gratuitos sobre esses temas aos empreendedores capixabas.

“Cada vez mais, a gente precisa ajudar esses empreendedores a trabalhar com esses novos meios, com esse novo mundo, com esse novo comportamento do consumidor, para que ele possa, de fato, ter nos seus negócios a oportunidade de diferir no que ele conhecia e se aproximar cada vez mais do mercado consumidor, que quer, cada vez mais, essa inovação, essa criatividade por parte do empreendedor”, frisou Rigo.

Fonte Folha Vitória e Sebrae

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Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016