Os pescadores de Anchieta têm um motivo a mais para comemorar, é que eles serão beneficiados com subsídio para comprar óleo diesel e abastecer suas embarcações a preços mais baixos.

O combustível será repassado a preços menores aos pescadores que foram previamente cadastrados.  A ação faz parte de um convênio da Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura com o Ministério da Pesca e Aqüicultura.

O prefeito Marcus Assad acompanhou de perto a chegada do caminhão tanque carregado de combustível, que ocorreu na manhã da segunda-feira (29), dia da Festa dos Pescadores.

Prefeito esteve no local para conversar com os pescadores. Foto: Acom/Anchieta
Prefeito esteve no local para conversar com os pescadores. Foto: Acom/Anchieta

A subvenção econômica ao preço do óleo diesel foi criada com o intuito de promover a equalização do preço do produto nacional ao internacional e foi instituído pela Lei Federal nº 9.445 de 1997.

Com isso, vai possibilitar o aumento da competitividade do pescado brasileiro no mercado externo e conseqüentemente, o aumento da rentabilidade dos trabalhadores envolvidos na atividade pesqueira no país.

Tem direito ao benefício pescadores profissionais artesanais, armadores, industriais que sejam proprietários ou arrendatários de embarcações pesqueiras.

Em Anchieta, mais de 600 famílias vivem da pesca. “Esse subsídio irá contribuir com o fortalecimento da atividade pesqueira no município”, destacou o prefeito Marcus Assad.

O objetivo do Programa é reduzir as despesas dos pescadores com o combustível, considerado um dos gastos de maior impacto. Com a subvenção, os pescadores passarão a ter mais lucro com a produção melhorando assim a renda.

O combustível, nos postos credenciados pelo Ministério, sai com preço mais acessível porque está livre de ICMS e tem auxílio pecuniário do governo federal.

Mais informações pelo telefone (28) 3536-1666.

Artigo anteriorFesta da Banana e do Leite já tem programação
Próximo artigoLDO passa com tranquilidade e vetos dividem a Casa
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016