Leia o editorial do Hora da Gente ao final desta matéria

A Samarco e a siderúrgica alemã Rogesa assinaram em agosto um memorando de entendimento para explorar parcerias técnicas e comerciais para o fornecimento de pelotas de minério de ferro de alta qualidade (redução direta). O objetivo da parceria é contribuir para a redução das emissões de carbono. 

A Rogesa é uma produtora de aço europeia, subsidiária conjunta das duas empresas siderúrgicas em Saarland, Dillinger e Saarstahl, com cada empresa detendo 50% de participação direta e indireta.

A Rogesa produz aços a partir de dois altos-fornos e abastece as siderúrgicas de Dillinger e Saarstahl com aço líquido. Essas duas empresas estão atualmente trabalhando em um projeto para construir um módulo de redução direta na cidade de Dillingen, na Alemanha. Este é um importante projeto que visa a produção de aço com maior eficiência em termos de emissões de CO2. 

“Temos o prazer de intensificar nossa longa e boa parceria com a Samarco por meio deste memorando de entendimentos. A iniciativa conjunta é mais um passo para a redução de CO2 e para a sustentabilidade na produção de aço”, disse o presidente do Conselho de Administração da Dillinger e Saarstahl, Karl-Ulrich Köhler. 

Tanto o Brasil quanto a Alemanha têm metas de redução de emissões de carbono e parcerias estratégicas como essa serão necessárias para atingir essas metas. 

De acordo o presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, as iniciativas e ações para redução de CO2 são uma realidade global e a empresa está trabalhando para cumprir todas as metas estabelecidas. Vilela afirmou ainda que a Samarco tem todas as condições para contribuir com a siderurgia mundial em prol da sustentabilidade, tornando-se um fornecedor estratégico também em termos de descarbonização. 

“Cliente desde 1978, a Rogesa é parceira da Samarco por muitos anos e essa iniciativa é importante para que as empresas estejam preparadas para o futuro, redesenhando seus processos visando as melhores soluções técnicas que reforcem a sustentabilidade”, afirma Renato Pereira, Head Comercial e Marketing na Samarco. 

A Samarco continua comprometida com a busca de seu propósito de tornar a mineração diferente e sustentável, capaz de gerar resultados e construir valor para a sociedade. 

Editorial Hora da Gente

Uma excelente iniciativa da Samarco Mineração em firmar parceria com uma das mais conceituadas empresas siderúrgicas da Europa, a alemã Rogesa. Envolve a questão ambiental, o que não deixa de ser uma das maiores preocupações na preservação e qualidade da vida humana, onde toda a Europa busca alternativas e soluções nessa questão.

Assim como as ações governamentais no Brasil têm sido feitas neste quesito, a Samarco Mineração vem demonstrando essa preocupação também, e vem fazendo seu papel não só como propulsora do desenvolvimento econômico e social no seu entorno, mas como agente da valorização ambiental enquanto empresa.

Ao firmar essa parceria com a Rogesa no fornecimento de pelotas de minério de ferro de alta qualidade, a Samarco Mineração contribui enormemente para a redução das emissões de carbono na Europa, beneficiando não só essa região, mas o planeta terra como um todo. 

Une-se aí a preservação ambiental à contribuição econômica, dividendos para empresa e seus empregados e parceiros comerciais e os impostos direcionados aos municípios, estados onde atua, e o governo federal.

Artigo anteriorAnchieta│Inscrições para curso de informática básica até dia 22
Próximo artigoAnchieta│Transporte universitário é reajustado em 37,5%
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016