Pesquisa foi feita no Japão em parceria entre farmacêutica e universidade

A farmacêutica japonesa Kowa Co Ltd anunciou nesta segunda-feira (31) que o medicamento ivermectina apresentou um “efeito antiviral” contra a Ômicron e outras variantes do coronavírus. Os dados foram retirados de uma pesquisa não clínica conjunta.

Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre o estudo realizado em conjunto com a universidade médica Kitasato University, localizada em Tóquio. Apesar da pesquisa, o medicamento não foi aprovado para tratar Covid-19 no Japão nem em outros países.

A agência de notícias internacional Reuters publicou inicialmente que o remédio se mostrou eficaz contra a variante Ômicron em estudos clínicos de fase 3, mas atualizou corrigiu a informação posteriormente, afirmando que não houve um estudo clínico. sobre o tema.


No Brasil, o uso da ivermectina para combater o coronavírus foi promovido junto com outros medicamentos no que ficou conhecido como “kit-Covid”. O tratamento foi defendido principalmente pelo presidente Jair Bolsonaro e por pessoas ligadas a ele.

A Ivermectina é um remédio antiparasitário recomendado a pacientes que tratam doenças causadas por vermes e parasitas e, segundo informações em sites ligados a saúde, tem efeito contra pneumonia e doenças relacionadas aos pulmões.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso do medicamento é indicado apenas para as finalidades que constam em sua bula (confira a bula do remédio clicando aqui).

Ainda não se tem resultados de testes clínicos envolvendo o uso do medicamento no tratamento da Covid-19.

Fonte: pleno.news

Artigo anteriorAnchieta│ Prefeitura estabelece regras para o Carnaval
Próximo artigoPIS/PASEP│Começa hoje pagamento do abono salarial da iniciativa privada
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016