A Prefeitura de Anchieta vai reunir os médicos veterinários que atuam no município para tratar do combate à esporotricose, doença causada por fungos que acomete animais e pode contaminar seres humanos. A reunião é para todos os veterinários, particulares e do setor público, e vai ocorrer na próxima quinta-feira (23), no Auditório da Secretaria de Agricultura.

Estudantes de medicina veterinária também podem e devem participar da Reunião para apresentação do fluxo de notificação da esporotricose animal no município. A seguir, a mensagem da Secretaria de Saúde para os médicos veterinários:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta-ES, por meio da Gerência Operacional de Vigilância em Saúde e da Coordenação de Vigilância Ambiental e de Zoonoses convoca todos os médicos veterinários que atuam no município para reunião de definição do fluxo de notificação da Esporotricose animal.

É importante destacar a relevância deste tema para a saúde pública, tendo em vista que, a Esporotricose é uma doença caracterizada por lesões na pele causada pelo fungo do gênero Sporothrix, podendo ser de origem ambiental (sapronótica) ou de origem animal (zoonótica – Sporothrix brasiliensis).

Na transmissão zoonótica o principal reservatório e fonte de infecção para o homem e para outros animais, é o gato doméstico (Felis catus). A contaminação do homem ocorre principalmente através do contato direto com as lesões, arranhadura e mordedura do animal doente. 

Na maioria das vezes surge uma lesão avermelhada no local do ferimento causado pelo gato, que pode aumentar de tamanho, ulcerar e poderá vir acompanhada de outras lesões enfileiradas (Linfocutâneas). 

Estaremos na oportunidade apresentando o fluxo de notificação de Esporotricose animal no município  e o Protocolo de enfrentamento da Esporotricose felina da Prefeitura Municipal de Anchieta-ES”.

Serviço: Apresentação do fluxo de notificação da esporotricose animal

Data da reunião: 23/11/2023 (quinta-feira)

Horário: 09:30h

Local: Auditório da Secretaria de Agricultura;

Público Alvo: Médicos Veterinários e estudantes de medicina veterinária.

Acesse o Portal da Saúde e obtenhas outras informações sobre o serviço de Vigilância de Zoonoses no município.

Artigo anteriorIriri Verão Fest dá a largada para a temporada 2024
Próximo artigoAssembleia Legislativa do ES conquista Selo Ouro em transparência
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016