Registro no INPI faz parte de projeto de Indicações Geográficas do Sebrae em Rondônia

Publicado em 07/06/2021 – 08h00

A Caferon (Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), conseguiu um grande feito esta semana: o registro do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), conferindo o Selo de Indicação Geográfica com base na sua denominação de origem (D.O.). A conquista faz parte da estratégia de conquista de mercado idealizado pelo projeto do Sebrae em Rondônia, em parceria com diversas entidades.

A Indicação Geográfica (IG) é um método utilizado em diversos países do mundo para proteger a propriedade intelectual de produtos ou serviços do uso de terceiros. Como resultado, comunica-se ao mundo que uma certa região se especializou e tem capacidade de produzir um artigo diferenciado e de excelência.

Para o presidente da Caferon, Juan Travain, é mais um passo em busca de algo diferenciado. “Estamos no caminho certo e com a IG, teremos a comercialização do nosso café com mais valor agregado e agradecemos a todos os envolvidos no processo e aos associados “.

“É um grande passo em busca da abertura de mercado para esse nosso produto. É preciso trabalharmos a cultura da internacionalização e a Indicação Geográfica é um grande caminho para isso. O Sebrae e as entidades que participam deste projeto estão concentrando esforços para que nosso produto seja conhecido e, mais que isso, reconhecido como um grande player no mercado”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

Para Noelber Guaitolini Gonçalves, analista de negócios do Sebrae em Rolim de Moura e gestor do projeto, “As indicações projetam uma imagem associada à qualidade, reputação e identidade do produto ou serviço. Assim, o registro pode conferir maior competitividade nos mercados nacional e internacional, melhorando a comercialização dos produtos ou a oferta dos serviços”.

Para Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae,  a conquista é fruto de um esforço de várias entidades que deve se ampliar: “O Sebrae tem articulado com diversos parceiros que estão convergindo para um único objetivo que é O de ampliar o acesso a mercados de nossos produtores. Além do café, teremos em breve IG do tambaqui, do cacau, mel, entre outros, demonstrando a força do setor produtivo de Rondônia”.

Artigo anteriorBandes │ Fundo de Proteção ao Emprego é opção para empresas do segmento de eventos
Próximo artigoSebrae │ Mercado de aluguel é impulsionado durante a pandemia
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016