Sebrae/PR prestou auxílio desde a concepção da empresa até a venda de produtos

06/04/2021 – 08h00

O que era um sonho vindo de boas memórias familiares, virou realidade em uma empresa de sucesso. A “Julieta Rocha – Guardanapos de Estilo” nasceu do laço familiar, sensibilidade e cumplicidade entre mãe e filha que, unidas pelo gosto por tecidos, costuras e mesas bem postas, deram asas à criatividad

A empreendedora e filha de Julieta, Jusmara Medeiros, explica que a ideia de criar uma empresa que elaborasse produtos de mesa posta (como guardanapos de tecido e porta-guardanapos artesanais) teve como base a memória afetiva no exemplo da sua mãe.

“Cresci vendo e aprendendo com a minha mãe a importância da união e convivência em família e da simplicidade aliada ao bom gosto em torno da mesa. Enquanto ela costurava, eu observava e gostava cada vez mais das estampas, aviamentos, rendas e organização de mesas. Não era um hobby, mas sim um estilo de vida da minha mãe, que aprendi e incorporei à minha e materializei na criação do negócio”, relata Jusmara.

O ato de reunir pessoas junto à mesa atravessa os séculos.  Guardanapos e os outros itens que vão à mesa fazem parte da hora sagrada da refeição e também podem ser ocasiões para as pessoas que amam compartilhar afeto, aromas e sabores. Por isso, para ela, cada mesa posta é um sinal de carinho e dedicação para a família, amigos ou pessoas especiais. 

“Nosso objetivo é também inspirar e emocionar famílias e seus convidados, transformando em especial as mais simples ocasiões. É à mesa que refeições são compartilhadas, que negócios acontecem e que pessoas se rendem ao prazer da convivência ou de um agradável reencontro. Pode ser um momento inesquecível em seu dia”, diz Jusmara.

Em julho de 2020, em plena pandemia, ela iniciou as consultorias online com o Sebrae/PR e, em agosto do mesmo ano, o empreendimento tornou-se realidade. A consultora do Sebrae/PR, Rosângela Angonese, relata que quando a empresária procurou pela instituição, a estruturação do negócio estava em fase inicial e era necessário definir a estratégia completa, inclusive o e-commerce.

“Identificamos que seria necessária uma consultoria que abordasse diferentes etapas. Na criação do modelo de negócio desde a definição de público-alvo até a estratégia de marketing digital, em que foi oferecido consultoria especializada para construção da estratégia na área. Além disso, trabalhamos também com a consultoria de acompanhamento, que avaliou a evolução e os resultados da estratégia definida, propondo ajustes quando necessário”, diz Rosângela.

Para a consultora, a decisão de Jusmara em procurar orientação no Sebrae no estágio inicial foi fundamental para que ela reavaliasse as suas ideias iniciais e definisse as premissas do negócio mais consistentes.

“A fase de planejamento do empreendimento é essencial, porque garante a redução de riscos do investimento e otimiza os custos de implantação. Além disso, minimiza os erros iniciais de empreendedores inexperientes que acabam, muitas vezes, adotando estratégias equivocadas”, finaliza.

As vendas são feitas pela loja online e pelas redes sociais Instagram e Facebook.

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Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016