A parceria foi celebrada durante webinar sobre a importância das competências socioemocionais e da educação integral no ensino básico

29/03/2021

O Sebrae realizou, nesta quarta-feira (24/3), o webinar sobre a importância das competências socioemocionais e da educação integral no ensino básico. O encontro celebra a parceria com o Instituto Ayrton Senna para promover a educação empreendedora nas escolas públicas brasileiras. O evento reuniu milhares centenas de profissionais das secretarias de educação de diversos estados, entre eles professores, coordenadores e diretores. O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, destacou, logo na abertura, como a educação empreendedora pode transformar a vida dos alunos.

“Por muito tempo as pessoas achavam que a escola básica não era lugar para desenvolver a educação empreendedora e as capacidades socioeducacionais. O Brasil tem milhões de alunos, não podemos nos conformar em alcançar poucas pessoas, temos que nos unir para impactar cada vez mais estudantes. A parceria entre Sebrae e Instituto Ayrton Senna é importante justamente para impulsionar essas práticas. Juntos, podemos chegar mais longe. O material desenvolvido pela parceria baseia os processos de perceber, de pensar e de agir. A tríade que pode mudar vidas. Capacitar os estudantes brasileiros a transformarem suas ideias em ações é uma das prioridades do projeto. Com isso podemos impactar o futuro do país”, analisou Quick.

O vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Emilio Munaro, afirmou que a educação tem se transformado junto com a sociedade, através das crises socioeconômicas. “As crises que passamos transformaram as formas de trabalho, as formas dos negócios e naturalmente, está transformando a educação. Imaginando esse novo mundo, temos que pensar em quais são as competências cognitivas e socioemocionais que temos que despertar nos nossos estudantes”, refletiu. 

De acordo com Emilio, há uma parcela significativa de jovens brasileiros que não trabalham, nem estudam. “Essas pessoas precisam ser atendidas por projetos de educação empreendedora para saírem dessa situação. Estudos mostram que 22,1% das pessoas entre 15 e 29 anos estão nessa circunstância. Temos que desenvolver a educação integral para essas pessoas desenvolverem uma atitude empreendedora, não só no sentido de abrir empresas, mas de se posicionarem mais assertivamente na vida. O jovem de hoje é quem vai cuidar do futuro do nosso país”, afirmou o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna.

Na sequência, foi lançado o Guia de Secretários da Educação, material desenvolvido pelas duas instituições com um repertório de orientações para aplicar a educação integral e empreendedora nas salas de aula. A analista de Cultura Empreendedora do Sebrae, Manoela Alexandre, ressaltou a importância do trabalho em parceria. “Alinhar forças de diversos atores que se propõem a estarem juntos para desenvolver a educação é fundamental. A educação é uma temática que toca nossos corações, essa corrente de união dentro do cenário de tantas incertezas que vivemos é prioritária para a criação de soluções para nosso país”, observou.

Segundo Manoela, o Guia deve ser difundido entre todos os profissionais de educação. “Acredito que todos os profissionais da educação precisam conhecer esse material para defender e integrar esse processo de juntar forças para promover a educação integral e empreendedora. Tanto secretários, como professores e gestores escolares”, finalizou.  O Guia de Secretários da Educação está disponível gratuitamente na página do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER).

Artigo anteriorFiocruz recebe insumos para produção de vacina da Oxford/AstraZeneca
Próximo artigoEmbraer apresenta protótipo de carro voador elétrico
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016