Os supermercados de todo o Espírito Santo vão poder abrir aos domingos durante a segunda quinzena de dezembro e nos meses de janeiro, fevereiro e julho de 2017.

É o que vai autorizar uma convenção coletiva de trabalho prevista para ser assinada na segunda-feira (28) entre representantes dos empregados e empresários.

“Ficou apenas pequenos detalhes para serem acertados. Se não houver contratempo, tudo estará fechado”, diz o presidente da Federação Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Lino Sepulcri.

Em todo o estado, o segmento congrega mais de 100 mil empresas de comércio de bens, serviços e turismo.

Se aprovada na segunda, a convenção coletiva – que também trata de reajuste salarial e outros tópicos – vai vigorar até 31 de outubro de 2017.

Na avaliação de José Lino, existe um clamor da sociedade para a abertura dos supermercados  aos domingos. “O Espírito Santo é o único estado do país em que os supermercados  não funcionam aos domingos, o que cria um desconforto na população”, destaca.

O presidente do Sindicomerciários, representante dos trabalhadores, Jakson Andrade Silva, foi procurado pela reportagem mas não retornou as ligações.

Desde 2009, empresários do ramo supermercadista decidiram não abrir mais no primeiro dia da semana por avaliar o movimento como economicamente inviável. Já os funcionários queriam garantir o descanso dominical.

Ainda hoje, nem todos os empresários são a favor do trabalho aos domingos. O Supermercado Perim, por exemplo, informou que irá manter sua política de lojas fechadas no domingo por considerar que esse é o dia de descanso de seus colaboradores.

“Além desse posicionamento, o retorno no atendimento aos domingos não é defendido pela empresa por considerá-lo financeiramente inviável”, disse a empresa, em nota. Já o Walmart disse que seguirá “rigorosamente a convenção coletiva, que determina quais domingos e datas os   supermercados  estão autorizados a funcionar”.

A Rede Extrabom confirmou a abertura das lojas aos domingos, a partir do dia 18 de dezembro até o Carnaval, conforme previsto na convenção. “No momento, a Rede está planejando o calendário de funcionamento para posterior comunicação à população”.

Já o Carrefour informou apenas que “mantém o diálogo com os órgãos públicos competentes, buscando a melhor forma de atender aos consumidores”.

Saiba mais
Dezembro
Lojas e supermercados abertos no domingo, dia 18. Já no Natal (25 de dezembro) não haverá expediente.

Janeiro
No dia 1º de janeiro, os   supermercados  não devem abrir. Só darão expediente nos seguintes domingos: dias 8, 15, 22 e 29.

Fevereiro
São quatro domingos no mês, e os supermercados abrirão em todos eles: 5, 12, 19 e 26.

Julho
A previsão é que os comércios abram nos cinco domingos do mês de férias escolares. São eles os dias 2, 9, 16, 23 e 30.

Abertura
Enquanto empresas como Extrabom e Walmart informaram que vão abrir, o Perim informou que vai manter as portas fechadas. Já o Carrefour não confirmou abertura da loja.

Artigo anteriorAlfredo Chaves: Nos dias 26 e 27 acontecerá a final do Campeonato Capixaba de Voo Livre 2016
Próximo artigoHonda apresenta “Palestra Harmonia no Trânsito”
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016