Órgão incentiva beneficiários a regularizem a situação o quanto antes

Publicado em 23/02/2021 – 12:56

A Vitoriawagen de Guarapari está com ótimas ofertas pra você adquirir seu veículo novo ou seminovo.

É só ligar 27 3361 8400 / 27 9 8107 2100, ou dar um pulinho até lá para se sentir em sua casa

Virtus, a relíquia da moda! Charmoso, esbelto e dá estilo pra quem o dirige

A obrigatoriedade da prova de vida anual para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seguirá suspensa até o fim de abril, disse hoje (23) o presidente do instituto, Leonardo Rolim.

“A partir de maio, volta a ser obrigatório”, afirmou Rolim, que participou nesta segunda de uma transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria da Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, no YouTube.

Ouça na Radioagência Nacional

A prova de vida anual, obrigatória para que aposentados e pensionistas do INSS não tenham seus benefícios bloqueados, está suspensa desde março do ano passado, em razão da pandemia de covid-19. A suspensão vem sendo prorrogada desde então.

Antes do anúncio desta terça-feira (23), um decreto publicado em 20 de janeiro havia prorrogado a suspensão da obrigatoriedade até fevereiro. Segundo Rolim, 5,3 milhões de beneficiários deixaram de fazer a prova de vida no ano passado, sem que tivessem seus benefícios bloqueados.

Prova de vida digital

Na transmissão desta terça, foi anunciada a ampliação de um projeto piloto que permite a 5,3 milhões de beneficiários realizarem o procedimento por meio digital. O serviço está disponível no aplicativo MeuGov.br, que pode ser baixado em celulares com sistema operacional Android e iOS.

Apesar da suspensão da obrigatoriedade ter sido novamente prorrogada, o INSS incentiva que os beneficiários regularizem a situação o quanto antes.

Veja abaixo o vídeo divulgado pelo órgão com um passo a passo para  fazer a prova de vida digital.

Agência Brasil: Lílian Beraldo / Felipe Pontes (Brasília)

Artigo anteriorImposto de Renda – Contribuinte pode baixar programa da declaração do IR a partir de hoje
Próximo artigoDr. Munir Abud é aprovado pelo Banco Central como diretor-presidente do BANDES
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016