As operações estavam paralisadas há cinco meses por causa da pandemia. A reabertura das fronteiras permite empresa anunciar duas frequências semanais para a Bahia

O aeroporto de Salvador recebeu hoje (3) o primeiro voo internacional após a suspensão das rotas pela pandemia do novo coronavírus. A aeronave saiu de Lisboa, em Portugal, com destino a capital baiana, um dos mais tradicionais destinos do público europeu no Brasil.

A entrada de estrangeiros no Brasil está liberada. Quando aterrissou na Bahia, o avião passou por um tipo de “batismo”, que é uma tradição da aviação em que os bombeiros jogam jatos d’água para formar um arco, em alusão ao Arco do Triunfo.

A cerimônia é feita quando um voo acontece pela primeira vez, ou quando um modelo diferente de aeronave pousa pela primeira vez em um aeroporto. A água usada no batismo foi reutilizada do próprio terminal aéreo.

O voo 0023 da TAP Air Portugal pousou em Salvador na madrugada desta quinta-feira (3). Já o voo de retorno com destino à capital portuguesa partirá na noite de amanhã (4), às 20h05. A TAP deverá manter inicialmente ligações apenas as terças e sábados, retornando as quintas e domingos.

A retomada dos voos ocorreu após o Brasil autorizar novamente a entrada de turistas estrangeiros no país. No sentido inverso os brasileiros que apresentarem teste RT-PCR negativo para covid-19 podem entrar em Portugal, bastando mostrar o resultado à companhia aérea na hora do embarque. O exame deverá ser impreterivelmente realizado nas 72 horas que antecedem o embarque no voo internacional. O teste não pode ultrapassar esse prazo.

Outra norma em vigor é a obrigatoriedade do uso de máscara dentro das aeronaves da TAP. Um dos entraves são as restrições com relação a alimentação a bordo, restrita a embalagens lacradas, assim como maior restrição para circulação dentro do avião.

Tanto no aeroporto de Salvador quanto no de Lisboa o passageiro que for embarcar vai encontrar diversas medidas de proteção à covid-19 em vigor. Ambos os terminais são administrados pelo grupo VINCI Airports e adotaram medidas como marcação de distâncias de segurança, disponibilização de álcool em gel e desinfecção constante de áreas comuns.

Artigo anteriorAnvisa suspende retenção de receita para ivermectina e nitazoxanida
Próximo artigoSenado aprova alterações no Código de Trânsito Brasileiro
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016