E nesta quinta-feira (31), às 18h, acontece a cerimônia de formatura, no auditório da Câmara Municipal de Anchieta.

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde com apoio de diversos parceiros, entre eles, as secretarias municipais de Saúde. E a Prefeitura de Anchieta fez adesão ao programa, com isso 67 profissionais de saúde concluíram uma formação que durou 10 meses.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, em Anchieta concluíram o curso 25 agentes de combate às endemias A(CE’s), que receberão o título de Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias e 42 Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), que receberão o título de Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Totalizando 67 profissionais de saúde capacitados pelo programa no município.

A formação aconteceu no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

A iniciativa objetiva melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.

O Programa Saúde com Agente é de autoria do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). É o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do país.

Artigo anteriorGuarapari│PM recupera objetos roubados no bairro N. Guarapari
Próximo artigoVitória/ES│Deputado quer destruição de armas de foto apreendidas no ES
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016