Um trabalho importantíssimo e essencial para a saúde das crianças. As merendeiras têm um papel fundamental desde a higienização, conservação e preparação de toda alimentação fornecida aos alunos da rede pública municipal.

Esta formação das merendeiras é uma demonstração da seriedade que a administração municipal vem realizando com a educação, em especial com as crianças anchietenses.  

Veja logo ao final desta matéria as principais funções das merendeiras

A Secretaria de Educação de Anchieta (Seme) está promovendo hoje (31) e amanhã (01/02) um curso de formação de merendeiras. A capacitação está acontecendo na escola Josefina Ramos Nunes, no bairro Novo Horizonte.

Conforme informações da Seme, o curso será dividido em duas turmas distintas, tendo carga horária total de 6 horas, nos horários das 8h às 11h e das 12h30 às 15h30.


A primeira turma de hoje (31) tem como público-alvo as merendeiras que trabalham nas seguintes escolas: (Amarílis, Jocelina, Francisco Giust, Pestalozzi, Patrícia Roffes, Padre Anchieta, Terezinha Godoy, Tio Liliu, Dulcineia, Criança Feliz, Alcides Ceccon, Esmeralda, Parati, Elson Garcia, Maria Luiza Flores, Enide, Genelice).


Já amanhã, dia 01/02, será destinado as merendeiras que trabalham nas seguintes escolas: Itaperoroma, Córrego da Prata, Alto Joeba, Tia Marlene Petri, Ady Lírio, Simpatia, Limeira, Manoel de Paula Serrão, Belmiro, Pingo de Gente, Mateus Ernesto, Josefina Ramos Nunes, Itapeúna, São Mateus, Emboacica, Edma Maria Mezadre, Mariana da Purificação, Goembe, Itajobaia, Xodó das Titias, Duas Barras, Olivânia, Olivânia MEPES, Rosalino Simões e Zuleika).

Principais funções da merendeira:

1. Zelar pela limpeza e organização da cozinha;
2. Receber do nutricionista e da direção da escola as instruções necessárias;
3. Receber os alimentos e demais materiais destinados à alimentação escolar;
4. Controlar os estoques de produtos utilizados na alimentação escolar;
5. Armazenar alimentos de forma a conservá-los em perfeito estado de consumo;
6. Preparar as refeições destinadas ao aluno durante o período em que permanecer na escola, de acordo com a receita padronizada, de acordo com o cardápio do dia;
7. Distribuir as refeições, no horário indicado pela direção da escola;
8. Organizar o material sob sua responsabilidade na cozinha e nas dependências da cozinha (despensa, sanitário, caso seja exclusivo para uso da merendeira);
9. Cuidar da manutenção do material e do local sob seus cuidados;
10. Trajar o uniforme fornecido pelo Serviço de Alimentação Escolar ou pela direção da escola.

Artigo anteriorFMI – A grande mentira do pagamento da dívida externa ao FMI • Vídeo: Hora do Tranco
Próximo artigoEmpreendedorismo│SAMARCO terá projetos de duas startups escolhidas pelo Findeslab 
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016