As praias do balneário de Iriri, em Anchieta, foram isoladas impedindo a permanência de pessoas no local. O motivo, evitar aglomerações e o fluxo de pessoas na vila, em razão do crescimento local no número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19).

A ação faz parte do Decreto 6010/2020, expedido pelo prefeito Fabrício Petri na última quarta-feira (13), como uma das medidas para conter o avanço do coronavírus no município. Além do isolamento das praias, outras medidas se aplicam especificamente ao balneário, como por exemplo, as distribuidoras de bebidas não podem permitir o consumo de bebidas ou outros produtos nas dependências ou proximidades dos estabelecimentos. Em Iriri também é obrigatório o uso de máscara e evitar aglomeração.

Praias do balneário de Iriri ‘fechadas’. A Guarda Municipal e a Gerência de Fiscalização de Obras, Posturas e Transporte poderão tomar decisões para cumprimento da medida, isolando ruas e acesso às praias, além de dispersar as pessoas que insistirem descumprir a determinação. O comércio também será fiscalizado, principalmente sobre uso de máscara, cumprimento de horário de funcionamento e regras sanitárias.

A Prefeitura também irá instalar barreira sanitária na entrada de Iriri, como acontece na divisa com Guarapari. Equipes irão abordar todos os veículos, orientar as pessoas e aferir a temperatura.

Outra medida que vale para todo o município, expedida no decreto anterior, o nº 6009/2020, proíbe a permanência individual ou coletiva nas demais praias do município e autoriza às autoridades policiais e sanitárias a abordarem as pessoas no horário entre 21h e 5h, recomendando o retorno para suas residências.  

Mais medidas e investimentos no município contra a Covid-19

Além de Iriri, em todo o território municipal a Prefeitura vem atuando para combater o avanço da Covid-19, implantando ações e medidas regularmente. Recentemente as quadras poliesportivas de diversas comunidades tiveram a energia cortada, a fim de evitar o uso e aglomeração de pessoas. Os equipamentos de esportes da Praia Central foram retirados e as academias populares foram isoladas.

A Guarda Municipal e a Fiscalização percorrem todos os dias comunidades do interior e bairros da sede para fiscalizar e orientar comerciantes sobre o cumprimento das regras do decreto estadual, além de informar as pessoas sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e evitar aglomerações. Além disso, as ruas e espaços públicos são constantemente sanitizados e a Secretaria de Saúde implantou um centro de triagem na Vila Olímpica para atender somente pacientes com sintomas gripais. De acordo com um levantamento da Secretaria de Saúde, o município está investindo cerca de R$ 1 milhão com aquisição de equipamentos, capacitações, materiais de proteção, testes rápidos, locação de respiradores e outros produtos para enfrentar a pandemia da Covid-19.

Artigo anteriorGuarapari – Espaço de atendimento exclusivo a suspeitas de síndromes respiratórias, já está funcionando
Próximo artigoAnchieta – Limpeza urbana irá garantir melhorias no sistema de drenagem da cidade
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui