Foto: Jardel Torezani
Foto: Jardel Torezani

Os clientes do Banestes com deficiência visual já podem ter acesso a extratos e contratos na linguagem braile ou em caracteres ampliados. O banco passou a oferecer a confecção e a impressão dos documentos para esse público, garantindo acesso ágil e seguro ao conteúdo neles existentes.

Um levantamento realizado pelo Banestes apontou que 126 correntistas com deficiência visual serão beneficiados com a medida.

Desde 2011, o banco emitia extratos em braile e em caracteres ampliados. Agora, o serviço foi estendido para todo tipo de contrato. O fornecimento será feito mediante solicitação dos clientes, que deverão receber os documentos em até dez dias úteis.

Com essa ação, o Banestes está contribuindo para a inclusão social e bancária das pessoas com deficiência visual, garantindo o atendimento da demanda desses consumidores por serviços financeiros.

Inclusão
O Banestes promove diversas ações para garantir atendimento igualitário a todos os clientes. Além do fornecimento de extratos em braile ou com caracteres ampliados, normativos internos do banco já estabelecem que os empregados da rede de agências devem ler em voz alta todo o conteúdo do documento a ser assinado pelo deficiente visual.

Outro ponto a ser destacado é que as unidades dispõem de caixas eletrônicos especiais com entradas para fone de ouvido. Há também empregados na rede de agências treinados em língua de sinais (Libras) para atendimento a deficientes auditivos.

O site Banestes está adaptado e acessível às pessoas com deficiência. Lá também é possível acessar o Atendimento Online Preferencial, em que deficientes auditivos ou de fala podem tirar dúvidas por chat. O banco disponibiliza, ainda, atendimento telefônico para surdos (TTS).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Banestes

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Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016

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