Objetivo é flagrar motorista que esteja dirigindo embriagado.
Operação começa na segunda (26) em Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari.

A Operação Verão vai fazer blitz todos os dias nas saídas dos balneários da Grande Vitória, na capital, em Vila Velha, na Serra e em Guarapari. O objetivo é reforçar o policiamento e evitar que motoristas dirijam embriagados. A operação começa na segunda-feira (26) e termina no feriado de carnaval.

Além das praias, os mais de 100 policiais, militares e civis e agentes das guardas municipais, que participarão da operação, vão realizar abordagens nas proximidades de casas de shows, boates e bares.

O capitão comandante da fiscalização do Batalhão de Trânsito Isaac Rubim explicou que as abordagens serão feitas tanto em pontos fixos quanto itinerantes, e contarão com apoio de policiais à paisana.

“Fazemos operações o ano todo, mas no verão mudamos as estratégias. O papel dos policiais à paisana será vigiar quem assumir a direção de um veículo depois de beber, e para avisar a uma viatura para fazer a abordagem”, afirmou

As blitz serão realizadas de dia e de noite e terão reforço aos finais de semana. “Para isso contaremos com policiais em escalas extras. Paralelamente faremos ações conjuntas com a Delegacia de Delitos de Trânsito, focando algumas casas de shows”, contou o capitão.

Ele ainda pontua que as praias de Guarapari terão atenção especial. “Nessa época do ano a cidade tem uma população muito flutuante, o que demanda mais atenção não apenas na área de trânsito, mas também no combate à criminalidade”, disse.

Frequência
O capitão explicou ainda que as blitz são realizadas não só no período que compreende férias e verão, mas ao longo do ano. “E todos os anos ultrapassamos um total de 40 mil condutores abordados por embriaguez”, pontuou.

Além da ingestão de bebida alcoólica, ele aponta outras causas para o crescente número de acidentes de trânsito.

“O excesso de velocidade, a distância de segurança que as pessoas não se preocupam em guardar e o grande fluxo de carros nas ruas e rodovias nesses períodos há o aumento das colisões traseiras. Também o uso do celular, que aumenta em 400% o número de acidentes”, completou.

Fonte: G1

Artigo anteriorVerão deste ano será menos quente do que no ano passado
Próximo artigoBanestes disponibiliza contratos e extratos em braile
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016