Atualizado em 30/12/2021 

Só em 2021 foram recuperados mais de bilhão; estatal atua como coautora do MPF e da União em 31 ações de improbidade administrativas em andamento

A Petrobrás informou dia 28 último, que deve chegar ao fim deste ano com cerca de R$ 6,17 bilhões de recursos acumulados por recuperação por parte da Lava Jato – através de repatriações, delações premiadas e acordos de leniência. Somente em 2021 foram recuperados mais de R$ 1,2 bilhão pela empresa.

A recuperação mais recente realizada pela Petrobrás é proveniente do acordo de colaboração premiada entre o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) com executivos da Carioca Engenharia. A própria empresa esclareceu que os ressarcimentos são decorrência da condição de vítima da Petrobrás em crimes investigados na Operação Lava Jato.

A companhia ainda afirmou ter compromisso em “adotar as medidas cabíveis, em busca do adequado ressarcimento dos prejuízos decorrentes que lhe foram causados”.

Ao todo, a Petrobrás atua como coautora do Ministério Público Federal (MPF) e da União em 31 ações de improbidade administrativas que estão em andamento. Além disso, a estatal é assistente de acusação em 85 ações penais relacionada a atos ilícitos investigados pela Lava Jato.

Artigo anteriorES │Alerta de chuvas intensas e a previsão para este final de ano até o dia 02
Próximo artigoGuarapari │Polícia Militar participa de doações natalinas a famílias carentes e a idosos
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016