Para a tristeza de todos os skatistas de Guarapari a tão sonhada pista de skate parece que não vai sair do papel tão cedo. Os praticantes do esporte questionam o fato de a pista de skate ter lido substituída na obra por uma quadra de tênis e uma piscina semi-olímpica.

De acordo com eles, ao irem ao local verificar o andamento da obra, que já deveria ter ficado pronta, encontraram o mestre de obra e perguntaram pela pista, o homem então teria dito que a pista não seria mais feita no local e daria espaço a outros tipos de esporte.

“No lançamento da obra do Complexo do Rio Branco estivemos presentes e conversamos com as arquitetas responsáveis pela obra, pois vimos que tinha sido destinado um espaço para a prática do skate, mas não haviam procurado ninguém que praticasse o esporte na cidade. Queríamos saber o tipo de pista que seria construída”, conta o skatista, Gaspar Fromholz.

Ele disse que feito o contato os praticantes puderam ajudar na elaboração de um novo projeto de acordo com a área disponível e os anseios dos skatistas. O projeto teria sido aprovado, inclusive, pelo entoa prefeito, Edson Magalhães. A informação da construção da pista foi confirmada pela própria Prefeitura há menos de seis meses.

“Há uns seis meses tivemos um problema junto ao departamento de postura. Colocamos alguns obstáculos para pode andar na Praia do Morro e eles queriam apreender. Foi feita uma denúncia no Facebook sobre o problema e a ATribuna nos procurou para fazer uma reportagem. Para a repórter  a Prefeitura – por meio da Secretaria de Esporte e Cultura – respondeu que o projeto já tinha sido aprovado e que estava sendo construída uma pista no Complexo”, explica o skatista.

De fato, o projeto original inclui uma pista de skate. É possível até mesmo confirmar isso nos detalhes da obra expostos no site da Prefeitura. (Confira aqui) Ao entrar em contato com a Administração Municipal, fomos informados de que a informação não é verídica.

“Improcede a informação de retirada ou de substituição. O Projeto Executivo do Complexo Esportivo mantém o espaço para pista de skate. No entanto, a realização não será possível neste primeiro momento, por limite de aditivo. O fato não impede sua realização em outro momento. O projeto do Centro de Artes e Esportes Unificado, já em construção no bairro Santa Mônica, contempla uma pista oficial de skate, com toda a infraestrutura e segurança que o esporte exige. A previsão de entrega é para o início de 2016. Há ainda análise de viabilidade para implementação em outra localidade”, informou a nota.

Pista de skate em Santa Mônica

Segundo Gaspar, o projeto da pista em Santa Mônica não está correto (Confira aqui os detalhes da obra). “Ele não foi feito de acordo com a área e necessidades do local. O projeto é o mesmo de uma Prefeitura de São Paulo (Compare), onde morei por um tempo. Há muitos anos lutamos por um espaço aonde possamos praticar o esporte sem prejudicar ninguém e nem destruir nada na cidade. Já fomos pressionados para não usar praças ou calcadas. Porém, a cada dia tem mais gente praticando o esporte e não tem espaço”, finalizou.

Artigo anteriorMais um mineiro morre afogado na Praia do Morro
Próximo artigoPlano Municipal de Educação não passa por causa de Ideologia de Gênero
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016