Começou a funcionar nesta segunda-feira (27) – na Vila do Empreendedor, situada no Subsolo “A” do Boulevard Shopping –, um novo serviço ofertado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico: o “Ponto de Atendimento Virtual” (PAV), fruto de uma inovadora parceria entre o município e a Receita Federal. O PAV já garante maior comodidade no atendimento ao contribuinte, proporcionando acesso online aos serviços do e-CAC e do portal da Receita Federal.

O PAV de Vila Velha já está funcionando e atendendo normalmente. Os interessados podem comparecer à Vila do Empreendedor de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas e de 13 às 17 horas. Entre os serviços disponíveis, os mais buscados hoje foram os de cadastro, inscrição, alteração e regularização de CPF; emissão de comprovantes de Imposto de Renda; consulta e regularização de pendências fiscais, débitos e DARFs.

Agilidade

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, ressalta que essa parceria agilizou os serviços públicos, modernizou e simplificou os procedimentos fiscais, e passou a proporcionar não apenas comodidade, mas também uma inclusão fiscal mais abrangente e eficaz para facilitar a vida dos contribuintes.

“Anteriormente, os serviços da Receita Federal eram centralizados na sede da Avenida Beira Mar, em Vitória, o que exigia deslocamentos dos moradores de Vila Velha para a capital. Com a introdução do PAV, essa realidade muda, poupando tempo e recursos para os contribuintes”, disse o secretário.

Colodetti ressalta também que o PAV se integrou aos serviços já existentes na Vila do Empreendedor, possibilitando, por exemplo, que pessoas com dificuldades em regularizar o CPF tenham suporte para isso, enquanto solicitam outro benefício Seguro-Desemprego.

“Além disso, para os Microempreendedores Individuais (MEIs), será possível emitir a segunda via do DARF vencido, algo que anteriormente demandava contato direto com a Receita Federal”, salientou ele.

Atendimento à Pessoa Jurídica

A diretora da Vila do Empreendedor, Danielle de Deus, esclarece que o PAV atende Pessoas Físicas e também Pessoas Jurídicas, sem contar os Microempreendedores Individuais (MEIs). “Estamos atendendo Pessoas Jurídicas isentas, imunes, tributáveis e não tributáveis, optantes pelo Simples Nacional”, informou. 

Danielle explicou, ainda, que o acesso aos sistemas da Receita Federal não é feito diretamente na Vila do Empreendedor, mas por meio da digitalização dos documentos dos contribuintes e dos encaminhamentos eletrônicos, o que proporciona respostas em até três dias, via WhatsApp ou agendamento de retorno presencial.

“Essa parceria com a Receita Federal promete simplificar processos fiscais e tornar acessíveis uma gama de serviços para os cidadãos de Vila Velha, reforçando o compromisso da Prefeitura em proporcionar um atendimento mais ágil e eficiente para seus munícipes”, concluiu a diretor da Vila do Empreendedor.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Artigo anteriorOito em cada 10 brasileiros se preocupam com mudanças climáticas
Próximo artigoPresidente da Assembleia recebe comitiva da República Tcheca.
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016