O INSS terá prova de vida pelo celular. Se você é beneficiado(a) do INSS, você deve fazer a prova de vida todos os anos. Para facilitar esse processo existe um aplicativo de celular

Você deve saber que a prova de vida é anual e que faz parte do processo de recadastramento de todos os(as) segurados(as) da previdência social do INSS, desde o ano 2012. Em 2020, você segurado(a) que recebe benefícios do INSS deverá fazer a prova de vida, sem falta.

Para facilitar o processo, torná-lo menos burocrático e acelerar o processo de aprovações do recadastramento, foi desenvolvido o sistema “Prova de Vida” no app MEU INSS. Dentre as 90 funcionalidades oferecidas para os(as) segurados(as), a funcionalidade da prova de vida pelo celular já está disponível no app MEU INSS.

  • Para Android https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=pt_BR
  • Para IOS https://apps.apple.com/br/app/meu-inss/id1243048358

No entanto, a fase atual é de testes. A prova de vida poderá ser feita pelo celular ainda no segundo semestre de 2020. Contudo, podemos adiantar que o seu celular deva ter acesso a internet (wi-fi ou dados móveis), câmera frontal e traseira e leitor biométrico.

Para saber mais, confira:

Quando começou a Prova de Vida pelo Celular?

prova de vida pelo celular começou no ano de 2019 em fase de testes do programa piloto. Nesses testes foram avaliados a experiência de uso do aplicativo MEU INSS e a função PROVA DE VIDA de mil segurados, em 10 municípios do Brasil.

Os testes apontaram para uma experiência positiva e um sistema que funciona. Podemos inferir essa condição, pois esse aplicativo para a prova de vida pelo celular levou a Dataprev a ser agraciada com um prêmio na 19ª edição do IT FORUM X (SP/2019).


Confira: http://portal.dataprev.gov.br/dataprev-e-20a-entre-100-inovadoras-com-o-projeto-prova-de-vida. Mas, será preciso aguardar um pouco mais para que seja possível a todos, que desejem ou necessitem (por dificuldades de locomoção), fazer sua prova de vida INSS pelo celular o façam.

Mas, não muito. Pois, a previsão é que a função para a prova de vida pelo celular esteja disponível para uso efetivo a partir do primeiro semestre desse ano, 2020.

Como funciona a Prova de Vida pelo Celular?

prova de vida pelo celular será realizada através do aplicativo para celular MEU INSS. Para mais informações Na função PROVA DE VIDA, será realizado um processo de identificação biométrica através de uma tecnologia de leitura das digitais e do rosto.


As leituras das digitais e do rosto serão feitas pelas câmeras do celular. Ainda, a leitura da digital poderá ser feita pelo leitor biométrico próprio do aparelho celular (quando esse já vier com a tecnologia de fábrica)

Após a identificação biométrica, os dados da leitura e do cadastro realizado serão conferidos e analisados pelo sistema junto ao banco de dados do governo.

Assim, para que você possa efetivar a sua prova de vida pelo celular, você deverá utilizar um smartphone com acesso à internet (wi-fi ou dados móveis), com câmeras na parte da frente e na parte de trás.

O INSS não solicita dados bancários ou senhas por outras vias, como whatsApp, e-mail ou telefone. Não dê os seus dados para qualquer solicitação que seja feita em nome do INSS fora do aplicativo MEU INSS.

Quais os documentos necessários para este procedimento?

Para fazer a prova de vida pelo celular você deverá realizar o cadastro no aplicativo MEU INSS. Para realizar o cadastro será necessário informar os dados do RG e do CPF: números, data de nascimento, nome próprio e nome da mãe.

Os dados do cadastro serão vinculados com o banco de dados do INSS. Se os dados forem os mesmos, o acesso ao login será permitido. Se houver a necessidade de que sejam apresentados outros documentos, eles serão solicitados a cada caso. E se for o caso, o documento poderá ser anexado no formato de um arquivo PDF

Se durante o processo você tiver dúvidas, ligue para o telefone do INSS: 135. Essa tecnologia foi desenvolvida para facilitar o processo burocrático. Aproveite e faça a sua prova de vida pelo celular.

Quais as outras formas de fazer a Prova de Vida?

Mas, se você ainda não está tão seguro com o uso da internet e não deseja fazer a sua prova de vida pelo celular, não se preocupe. As prova de vida ainda poderá ser feita da forma que era feita antes: presencialmente. Você ainda pode fazer a prova de vida em qualquer agência do banco que faz o repasse do benefício para você. Se você preferir, também pode ir a uma agência própria do INSS.

E, se você for beneficiado(a) pelo BPC/LOAS, você poderá provar vida no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de sua cidade. Também, continua possível fazer a prova de vida em domicílio, esteja você em casa, no hospital ou numa casa de repouso. Para contar com esse auxílio, você deve ligar para o telefone do INSS 135 e agendar uma visita de perícia médica.

Esse agendamento deverá ser feito um mês antes do mês do seu aniversário ou, no mínimo, 11 meses antes do intervalo desde a última prova de vida (ou recadastramento do benefício do INSS). A prova de vida pelo celular não é obrigatória. É um meio de facilitar o processo de recadastramento do INSS para quem não pode enfrentar filas e esperar a burocracia.

Como saber se a Prova de Vida online deu certo?


Não sabemos ao certo como a função PROVA DE VIDA do aplicativo MEU INSS apontará que a prova de vida pelo celular foi realizada com sucesso. Como dissemos a prova de vida pelo celular começou no ano de 2019 em fase de testes do programa piloto e até o momento é preciso aguardar um pouco mais para que seja possível a todos, que desejem ou necessitem (por dificuldades de locomoção), fazer sua prova de vida INSS pelo celular o façam.


Quando o aplicativo estiver disponível, além da fase de testes, teremos mais detalhes e, então, responderemos a essa pergunta, atualizando esse post.

Você ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Compartilhe a notícia com seus amigos.

Veja o vídeo abaixo

Artigo anteriorGovernador Casagrande entrega obras nos municípios de Muqui e Castelo
Próximo artigoProfessores capixabas! Secretaria da Educação lança edital Pró-Docência na próxima quinta (29)
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016