Desde o início da pandemia, a capacidade de testagem na rede pública foi ampliada em 800%. Como mais um reforço, foi inaugurada, nesta segunda-feira (24), a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 da Fiocruz, no estado do Ceará. O potencial é de processar até 10 mil testes moleculares por dia.

A nova unidade da Fiocruz no Cerá é equipada com plataformas automatizadas e conta com cerca de 200 profissionais, entre biologistas e técnicos de laboratório capacitados que se revezarão em três turnos de trabalho para processar as amostras que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde. A pasta custeará a operação.

Com aumento da capacidade laboratorial, mais pessoas serão diagnosticadas precocemente favorecendo a adoção de medidas de isolamento de casos e o monitoramento de contatos pelos estados e municípios, reduzindo novas infecções, agravamento dos casos graves e óbitos.

Essa é a segunda unidade de apoio inaugurada. A primeira foi aberta Em 10 de agosto, na sede da Fiocruz no Rio de Janeiro. O local tem a capacidade de liberar até 15 mil resultados de testes moleculares por dia. Com o início da operação das duas plataformas, o Ministério da Saúde amplia em 25 mil o número de testes moleculares por dia no SUS.

Fonte:  Ministério da Saúde

Artigo anteriorAuxílio emergencial / Corra logo pra Caixa! É hoje o saque – Veja aqui os calendários de pagamentos
Próximo artigoGoverno divulga calendário de pagamentos do Auxílio Emergencial a novos grupos
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016