A quarta edição do Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres, promovido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), será realizada nesta quinta (13) com a abertura programada para 09 horas, no auditório da Escola de Serviço Público (Esesp), no Bairro República, Vitória.

Na ocasião serão discutidas as estratégias do Governo do Estado na atuação em Defesa Civil visando à gestão de riscos e desastres no Espírito Santo e conscientização da sociedade civil sobre os riscos existentes. Representantes de secretarias estaduais e municipais e demais agentes envolvidos com ações de Defesa Civil participarão do evento.

O seminário contará com a participação do corregedor geral do Estado do Espírito Santo, Sócrates de Souza, que fará uma palestra sobre a legalidade das ações de Defesa Civil.

Diante do cenário de estiagens pelo qual passa o país, o seminário contará com uma palestra sobre as ações da Secretaria Nacional de Defesa Civil no enfrentamento a esta questão.

Haverá ainda palestras com o professor Airton Bodstein, da Universidade Federal Fluminense, sobre o Mestrado em Defesa e Segurança Civil, e com as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Serra, Santa Leopoldina e Castelo, sobre boas práticas municipais em ações de prevenção e mitigação na gestão de risco e desastres.

Além das palestras, na abertura do evento haverá a entrega da Medalha da Defesa Civil Estadual, homenageando personalidades pelos relevantes serviços prestados ao Estado e à comunidade capixaba em assuntos de defesa civil.

A participação dos municípios no seminário é importante, pois serão apresentadas diversas ações que os auxiliam na gestão de riscos e desastres. Além disso, o evento será aberto ao público em geral, comunidade acadêmica e órgãos do Governo.

Inscreva-se AQUI.

Lançamento de jogo interativo

Durante o evento será assinado um convênio em parceria entre o Governo de São Paulo, a Defesa Civil e a Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo para o lançamento de um jogo interativo “Defesa Civil: A Aventura”. Na apresentação haverá exibição de um vídeo explicativo do projeto já em andamento em São Paulo.

O jogo trata-se de uma ferramenta educacional em formato interativo, que visa incrementar a formação de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual, a fim de formar pessoas preparadas e conscientes sobre os riscos de desastres, sobre as ações para sua redução, além de constituírem potenciais multiplicadores do conteúdo em sua comunidade.

Ainda não há data formal de quando a ferramenta entrará em vigor, porém ela já será estudada e, posteriormente, será parte do programa Escola Viva do governo do Estado.

Dia Estadual da Defesa Civil

No dia 10 de agosto é celebrado o Dia Estadual de Defesa Civil. Neste período ocorre a Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil, quando são realizadas diversas atividades voltadas para o tema.

Em agosto de 2015, além do Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres, estão agendados:

– Dia 10: Simulado de Defesa Civil em escolas de Santa Leopoldina

– Dia 20: Curso de Sistema de Comando em Operações no município de Nova Venécia

– Dia 27: Curso Básico de Defesa Civil no município de São Mateus

Artigo anteriorGuarapari não gosta de esporte
Próximo artigoItapemirim: Produtores rurais e pescadores devem levar talão de nota fiscal ao NAC
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui