É um número estarrecedor: 85 mil. Esta é a média de notificações de agressões de diferentes tipos (física, psicológica e tortura) contra crianças e adolescentes com idade até 19 anos, por ano, no Brasil.

O dado veio à tona após um levantamento resultado de parceria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Ministério dos Direitos Humanos.

Por dia são mais de 230 agressões a crianças e adolescentes, isso apenas as  que são comunicadas. O número, portanto, pode ser muito maior, já que muitas das vítimas ou pessoas próximas têm medo de denunciar os agressores.

Para dar um alerta sobre essa triste realidade, a Prefeitura Municipal de Marataízes junta-se a várias organizações e instituições de saúde para lembrar o 4 de junho, Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão.

Instituída em 1982 pela ONU, a data foi criada em forma de protesto, luto e reflexão à essa violência que, infelizmente, cresce todos os dias no mundo inteiro. A agressão física e psicológica deixa marcas pra vida toda.

Também é preciso chamar a atenção para a carência de proteção e de educação das crianças, que se encontram numa fase frágil, de construção de mentalidade, caráter e de valores.

Garantir um ambiente seguro e são para o crescimento das crianças é um dever dos pais, famílias, comunidades locais, professores, educadores, governantes e população em geral.

Artigo anteriorMarataízes – Covid-19: Pelo novo Decreto Municipal, Marataízes seguirá legislação estadual a partir de 09/06
Próximo artigoCaixa/Sebrae – Linha de crédito para micro e pequenas empresas
Antonino Simões de Campos
Jornalista formado pela Universidade Ceub - Brasilia/DF. Ex-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Estado do Espírito Santo - de 2013 a 2016